0
Destaque Receita

The Violet Butterscotch Blondie by Me 

25 Junho, 2018

Depois de ter passado 1 mês e 1 semana de termos estado em Londres, começo a ter uma espécie de saudades da nossa viagem. Esta viagem que não começou muito bem, porque apesar de termos corrido feitos loucos nos corredores infinitos do aeroporto, conseguimos perder o avião e o nosso voo tão esperado e tão desejado!!!

Como a estadia em Londres já estava paga e tudo organizado tínhamos de conseguir outro voo, o mais barato possível, para então dar inicio à nossa viagem. E passado 1 hora lá estávamos nós a levantar voo todos contentes (não!) por termos gasto mais dinheiro do budget que tínhamos estipulado.

Tudo valeu a pena pela experiência que conto neste post —-> LONDRES, e por isso mesmo para matar saudades aqui fica a receita dos blondies que comi na Violet Bakery. Fiz esta receita duas vezes, a primeira fiz exactamente igual à do livro, mas achei que tinha manteiga a mais (nem acredito que estou a dizer isto), e um bocadinho doces demais comparando com os que tínhamos comido lá.

Voltei a fazer a receita, mas com as minhas medidas e aproximou-se um pouco mais, mas ainda podia ter feito uma terceira tentativa com outras alterações.  Façam vocês a receita dela ou a minha versão e sejam felizes durante 3 minutos que é o tempo que vão levar a comer a fatia.


  • 150 g de manteiga sem sal, derretida e fria (a Violet usa 250 g)
  • 2 ovos M
  • 200 g de açúcar moreno (a Violet usa 300g)
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
  • 240 g de farinha sem fermento T55
  • 1¼ de colher de chá de fermento em pó
  • 1¼ de colher de chá de sal marinho
  • 100 g de chocolate de leite, picado ou em pepitas (a Violet usa 250 g)
  • 75 g de lascas de caramelo (150 g de açúcar + 2 colheres de sopa de água)

Comece por fazer as lascas de caramelo, para isso coloque a água e o açúcar num tacho e coloque em lume médio até ficar cor de caramelo. Não mexa nunca para evitar que cristalize.

Assim que estiver no ponto, verta por cima de uma folha grande de papel vegetal e espalhe com uma espátula até ficar fino. Tem de ter muito cuidado para não se queimar. Deixe arrefecer completamente antes de mexer e partir em lascas.

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Bata os ovos, o açúcar e a baunilha até ficar uma mistura espumosa. Adicione a manteiga, envolva bem e acrescente de seguida a farinha, o fermento e o sal peneirados. Envolva o chocolate nesta mistura e coloque o preparado numa forma de 20cm X 20cm (a Violet usa 20cm X 30cm) forrada com papel vegetal, por cima coloque as lascas de caramelo.

Leve ao forno durante 30 a 45 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer completamente na forma antes de desenformar. Corte em fatias e sirva com um cappuccino.

Be Nice, The Violet Bakery Cookbook