0
Receita

Pastéis de Nata 

10 Agosto, 2017

Os tão famosos pastéis de nata. O exemplo de pastelaria mais cobiçado por todos e por todo o mundo. O pedacinho de pecado mais maravilhoso do nosso Portugal! A melhor invenção de sempre!

E pronto, com a desculpa de ter comprado um forno novo, resolvi tentar fazer os pastéis de nata cá em casa. Não sei se sabem, mas estes fofinhos são cozidos em fornos a 300ºC e até há pouco tempo estes fornos só existiam em Portugal, pois eram fabricados propositadamente para os cozer. Em casa os nossos fornos marcam até os 250ºC, e alguns fornos apesar disso não vão atingir essa temperatura. Eu só consegui com este forno novo.

Mas porque precisamos de uma temperatura tão alta? Fácil, nós queremos que o pastel coza a massa folhada até a deixar estaladiça, e crie uma crosta sarapintada de preto e amarelo no creme, por forma a não deixar o creme completamente cozinhado para quando os trincarmos estar tudo super cremoso por dentro. Por isso queremos alta temperatura e pouco tempo no forno!


Agora tomem muita atenção ao procedimento minucioso 🙂

  • 35 g de farinha de trigo T55
  • 250 ml de leite meio-gordo
  • 200 g de açúcar granulado
  • 125 ml de água
  • 5 gemas
  • casca de limão q.b.
  • 1 pau de canela
  • 1 base de massa folhada de boa qualidade – rectangular OU esta receita: massa folhada

1º – Numa taça coloque a farinha e um pouco de leite só até formar uma papa.

2º – Com o restante leite, leve ao lume com os aromáticos limão e canela. Deixe ferver. Assim que ferver deite cuidadosamente sobre a papa de farinha e mexa bem com a vara de arames para ficar sem grumos. Leve novamente ao lume para cozer a farinha, durante 1 ou 2 min.

3º – Num tacho coloque o açúcar com a água e mexa um pouco. Leve ao lume, e sem mexer mais, aguarde até ficar em ponto pérola.
Adicione ao aparelho anterior (farinha + leite). Deixe arrefecer ligeiramente.

4º – Numa taça limpa coloque as gemas e rompa-as com uma vara de arames. Com cuidado vá adicionando o aparelho anterior às gemas até ficar tudo completamente homogéneo.

5º – Ligue o forno nos 250ºC. Com a massa folhada a formar um rectângulo de 30cm x 20cm e com espessura de 5mm.
Pincele ligeiramente com um pouquinho de água e comece a enrolar muito apertado apartir do lado com a largura maior.
Faça um rolinho bem apertado e corte-o em rolinhos de 2cm de largura.

6º – Coloque cada rolinho (com a face circular) para baixo sobre todas as formas de pastel de nata. Molhe o dedo polegar e faça deslizar a massa do centro para as laterais, até ficar bem fina. Clique AQUI para ver.

7º – Coloque o recheio sobre cada forma, mas não encha demasiado!!!

8º – Leve a cozer entre 10 a 12 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente antes de desenformar. MUITO CUIDADO: ao desenformar, não vire o pastel de natal ao contrário sobre a sua mão!!! O creme ainda estará muito mole e vai queimar-se!!!!!!
Desenforme com a ajuda de uma espátula!

9º – Deixe arrefecer alguns minutos antes de comer. A sério, não comam isso quando sair do forno, vão queimar a boca a valer!

Nota: Comer todos no próprio dia. Faz 16 unidades aproximadamente por isso partilhe com a família, amigos, vizinhos!
Partilhem também as vossas experiências no Instagram com #benicemakeacake . Beijinhos!

Be Nice!