0
Receita

Patê de Pimentos e Queijo Cheddar & Massa folhada (para os mais corajosos)

25 Julho, 2014

Como fazer este paté é a coisa mais fácil do mundo, resolvi arriscar e meter uma receita muito básica de massa folhada! Eu sei que ninguém quer ouvir isto, mas fazer massa folhada em casa é muito melhor do que comprar! E se eu fiz e saíu relativamente bem (claro que com a prática acredito que vá sair melhor daqui a 2 anos), todos vocês vão conseguir fazer.

Aprendi esta receita num mini curso de pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo em Coimbra, assim como aprendi que a massa folhada dos nossos queridos e famosos pasteis de nata, leva outras voltas e outros ingredientes, e se querem continuar a comê-los, não vão querer saber a forma como é feita 🙂

migas (e amigos), façam a massa folhada sempre no dia anterior e guardem no frigorífico. A restante podem congelar e usar mais tarde (foi o chef que disse).


Para a massa

  • 500 g de farinha (sem fermento)
  • 5 g de sal
  • 250 ml de água (aproximadamente)
  • 300 g de manteiga (fria)

Com a ajuda da batedeira e o gancho de amassar pão, bata a farinha, sal e 2/3 de água. Vá adicionando a restante água aos poucos, até formar uma massa lisa e seca (não convém a massa ficar muito mole).

Coloque a bola de massa sobre a bancada e tape com um recipiente. Deixe repousar 20 minutos antes de avançar. Entretanto, molde a manteiga com ajuda de película aderente, até formar um paralelepípedo quadrangular.  Leve novamente ao frio!

Passados os 20minutos. estique a massa em forma de X, que é o chamado “patão”, deixando o centro mais alto, e coloque a manteiga aí mesmo, no centro. Feche todas as pontas, e bata com o rolo da massa sobre o “embrulho”.

Comece a esticar a massa em forma rectangular. Quando estiver esticada, inicie as dobras! Divida (visualmente) o rectângulo em 3 partes iguais. Dobre 1/3 da massa até ao meio dos restantes 2/3. Agora com o restante 1/3 feche até coincidir com a outra aresta. Já está!!! No total, este processo deve ser repetido 6 vezes. Leve a massa ao frio ao fim de cada volta. Quanto terminar, embrulhe em película aderente, e guarde no frigorífico para usar no dia seguinte.

Para fazer os palmiers, retire a massa do frio e corte com a faca, metade (por exemplo). Guarde a restante para outras receitas (pode congelar). Estique a massa até ter uma espessura de 5mm aproximadamente. Corte tiras de 1cm x 10cm. Junte as tiras umas nas outras (pode passar com o dedo molhado entre as tiras para “colarem” melhor umas nas outras). Leve ao forno (pré-aquecido a 180ºC) num tabuleiro revestido com papel vegetal, até ficarem dourados.

Como eu sei que ler, não é a mesma coisa que ver, resolvi procurar um video que demonstrasse como são feitas as dobras.
Encontrei este bem simpático e acho que desta forma vai ser mais fácil: AQUI!

Para o Paté

  • 120 g de queijo cheddar ralado
  • 2 pickles pepinos
  • 1 dente de alho
  • 1 pimento vermelho pequeno (sem sementes e cortado em tiras)
  • pimenta preta a gosto
  • 1 ou 2 colheres de sopa de maionese

Junte tudo (menos a maioneses) num processador de alimentos e pique até ficar homogéneo (eu gosto de deixar em pedacinhos pequeninos e não completamente passados). Junte a maionese a gosto e sirva bem fresco, com os palmiers de massa folhada ou simplesmente com broa!

Be Nice e Arrisque!!!!