Empanada da Coruña
Publicado a 24 de julho de 2018
Estas fotos são do ano passado, 2017, mas na minha cabeça é como se tivessem sido tiradas ontem. Estávamos em Julho quando metemos as malas no carro e fomos em direcção ao Norte.
A primeira paragem foi em Viana do Castelo e a nossa missão era ir ao Festival Milhões de Festa. Um festival um pouco diferente ao que estou habituada, mas como o outro diz “primeiro estranha-se e depois entranha-se”. As noites eram passadas entre rojões com muito cominhos e bandas alternativas. O meu sócio adorou tudo!
Depois da experiência neste festival, estava mais do que preparada para a próxima paragem: Santiago de Compostela, uma cidade que eu amei e onde provei a tão famosa Tarta de Santiago, tarte essa que está aqui no blog.
Depois de mais umas horas de carro, chegámos ao nosso destino: Coruña - uma cidade maravilhosa e cheia de vida. Apanhámos por coincidência a semana em que estava a decorrer a Feira Medieval e andámos muitos km a percorrer todas as ruas onde o festival se espalhava. E acreditem que eram muitassss ruasss, muitas barracas, muita gente, muita comida, muita bebida e muita festa!
Foi por entre essas ruas cheias de alegria que encontramos as maravilhosas e gigantes empanadas. Uma espécie de empada gigante feita numa forma de tarte, onde os recheios podem variar desde atum; frango; vaca; legumes; enchidos, etc. Pegámos em dois pedaços e almoçamos as empanadas acompanhadas claro, de uma bela sangria.
A receita de hoje é então uma empanada, mais propriamente a massa da empanada, visto que o recheio podem inventar com aquilo que tiverem por casa, especialmente restos de carnes ou legumes perdidos no frigorífico.
Massa da Empanada
- 3 cups de farinha de trigo T55 sem fermento
- 1 pitada de sal
- 170g de manteiga sem sal, fria
- 1 ovo
- ¼ a ½ cup de água ou leite
Misture a farinha e o sal no processador de alimentos. Adicione a manteiga, o ovo e a água/leite até formar uma massa homogénea. Forme uma bola, divida ao meio e abra-a cada metade de modo que fique fina e em forma circular (pode usar um prato para cortar o circulo perfeito).
Coloque um dos círculos de massa sobre uma folha de papel vegetal, coloque o recheio; pincele a borda com água e tape com o outro circulo de massa. Pressione ligeiramente as bordas para que o recheio não saia enquanto coze.
Leve a empanada ao frigorífico durante 30 minutos, enquanto isso pré-aqueça o forno a 190ºC. Pincele a empanada com ovo batido e leve a cozinhar durante 25 minutos ou até estar douradinha.
O meu recheio
- restos de frango assado, desfiado
- meio pimento vermelho, picado
- um punhado de cogumelos frescos, laminados
- 1 tomate maduro pequeno, picado
- 1 cebola pequena, picada
- 1 dente de alho, picado
Aqueça a frigideira e coloque um fio de azeite. Refogue bem a cebola, alho e pimento. Quando estiver tudo dourado, junte os cogumelos e por fim o tomate até apurar ligeiramente. Tempere com sal e por fim adicione o frango. Deixe arrefecer ligeiramente antes de rechear a empanada.
Não deixem de visitar esta zona de Espanha. Vale muito a pena.
Be Nice!