0
Destaque Receita Viagens

Bolo Queijada de Laranja – 18 de Maio de 2019

31 Maio, 2019

Então este ano no meu aniversário, andámos por terras portuguesas, ao contrário do que aconteceu o ano passado em que voámos até Londres e que podem ver aqui neste post.

Chegámos à Aldeia do Mato no dia 17 e fomos direitos à Quinta da Eira Velha que é uma Casa de Campo encantadora e que eu recomendo muito, muito, muito.
Ficámos no quarto com vista para o lago – Albufeira do Castelo do Bode, um quarto com casa de banho privada em que até os cabides são lindos e românticos.

O pequeno-almoço foi gigante e tão confortável, compotas caseiras, sumo das laranjas do quintal, leite, cáfe, ovos, queijos, pão, croissants, iogurtes, fruta e um Bolo Queijada delicioso feito pela senhora Benvinda, que gentilmente me deu a receita.

O tal bolinho foi feito nesta cozinha, que eu nomeie como “a minha cozinha de sonho”. Tudo é lindo nesta cozinha, a luz, a vista, as cores, texturas e decoração. Amei!
Depois do pequeno-almoço, fizemos uma pequena caminhada desde da casa de campo até ao lago, com a promessa de voltar no Verão para dar um mergulho na piscina fluvial na Albufeira de Castelo de Bode.

No dia 18, fomos almoçar à aldeia Casal de São Simão que pertence a Figueiró dos Vinhos, ao Restaurante Varanda do Casal. Tem uma vista lindíssima e o serviço é maravilhoso!

Para além das entradas caseirinhas, o pão é feito no local em forno e rima na perfeição com a manteiga aromatizada com raspa de limão. Almoçámos muito bem um belo polvo à lagareiro, e a sobremesa foi tigelada com vinho do porto, feita também no forno a lenha.

Depois do almoço como já estava a rebolar foi impossível visitar as Fragas de São Simão, porque ainda é uma boa caminhada, mas temos de remarcar e fazê-lo antes da refeição.

Como eu sei que ficaram de olho naquele bolo queijada e na receita que me foi dada, fiz a minha interpretação.

De salientar que fiz isto 3 vezes, porque na primeira vez armei-me em fit e reduzi bastante a quantidade de açúcar e de leite, não resultou mas o meu sócio gostou e comeu. Fiz uma segunda vez com a quantidade certa de açúcar e menos leite, também não ficou como eu queria; e por fim saiu isto:

Bolos Queijada de Laranja

  • 550 g de açúcar granulado
  • 150 g de farinha t55 sem fermento
  • 6 ovos M
  • 600 ml de leite
  • 40 g de manteiga derretida
  • 1 laranja, raspa

Ligue o forno a 180ºC para pré-aquecer. Enquanto isso, com a vara de arames, misture o açúcar com os ovos. Junte a manteiga, a raspa de laranja, a farinha e por fim o leite. Vai ficar muito líquido por isso faça numa taça grande.

Forre com papel vegetal uma forma de bolo inglês, com cuidado verta o preparado e leve a cozer durante 1h15 minutos aproximadamente, ou pressione ligeiramente o centro do bolo com os dedos até estar ligeiramente firme mas abana ligeiramente.

Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de desenformar e servir. Demora eternidades a arrefecer, o que é bom porque significa que vai acabar de cozer durante este processo. Aconselho a que faça de véspera para não perder a paciência e comer quente.

Um beijinho deste lado da Margem Sul, be nice!