0
Destaque Geral Receita

Waffles

18 Março, 2020

Como toda a gente já sabe, estamos a (sobre)viver à pandemia causada pelo Covid-19. Estou a escrever esta informação porque daqui a uns meses quero voltar aqui, ler este post e pensar “ah que bom que já passou!”

Entretanto comecei a fazer várias receitas que tenho colocado nos stories do Instagram, se passarem por lá, está nos destaques “Almoço e Jantar”. Aquilo vai desde arroz de frango, até massa com atum e sabe Deus o que mais é que vai lá parar. Apesar de estarmos em casa de quarentena, não tenho energia para cozinhar coisas muito complexas. Aliás nem energia nem ingredientes, por isso não pensem que vão encontrar lá grandes receitas.

Tenho evitado fazer doces, por todas as razões ditas em cima, mas as últimas compras que tinha feito, eram a contar com os workshops que ia fazer, por isso fiquei com 5 kg de farinha, 3 kg de manteiga e uns 10 kg de açúcar. Sim claro, eu sei que nada disto se estraga, mas deixem a pasteleira fazer o gosto ao dedo.

Para além disso, comprei está máquina de waffles ainda estava a viver em Leiria, e nunca tinha usado 🙂 Foi preciso estar aqui fechada para ir remexer nos armários da cozinha e encontrar pequenos tesouros.

Já sabem, mas nunca é demais repetir: Fiquem em casa, por favor!

  • 170 g farinha t55 sem fermento
  • 1/2 colher de chá fermento
  • 20 g açúcar granulado
  • 40 g óleo vegetal
  • 1 gema de ovo
  • 200 leite (meio-gordo)
  • pasta de baunilha (ou canela, ou nada)
  • 1 clara de ovo

Primeiro e porque desta vez não tem desculpa com o tempo, prepare toda a mise-en-place da receita. Se não sabe o que é, está na hora de ir pesquisar e usar o amigo Google para algo de útil.

Ligue a máquina dos waffles para aquecer bem. Entretanto numa taça grande junte a farinha, o fermento e o açúcar. Numa taça mais pequena junte o óleo, a gema, o leite e o aromático (a pasta de baunilha ou canela). Bata ligeiramente com vara de arames.

Comece a bater a clara em castelo. Junte a mistura do leite com a mistura da farinha. Envolva a clara no preparado, delicadamente.

Use spray desmoldante, ou óleo em spray para borrifar as placas da máquina. Se não tiver nenhum dos dois, pincele as placas com um pouco de óleo. Coloque pequenas porções de massa para não sair da forma, e deixe cozinhar alguns minutos até ficarem douradinhos.

Sirva com fruta assim que estejam prontos porque são melhores assim acabados de fazer. Mas aqui em casa andei a comer isto durante o dia todo e não me queixei.

Bom apetite e Be Nice meus queridos 🙂