Tosta de Cebola Caramelizada

Dizem que o nosso “gosto” e “não gosto” do palato vão alterando ao longo da vida e acho que é bem verdade. Eu confesso que tenho alguns ingredientes que ainda não consigo gostar – beterraba, abacate, coentros; e outros onde tenho plena visão da história de amor que começou em ódio – que é o caso da cebola.

Lembro-me como se fosse hoje: eu detestava cebola em qualquer dos seus estados – crua, frita, refogada, panada; e nos últimos anos tenho vindo a gostar cada vez mais e agora adoro tudo 🙂  A “Caramelizada” tenho vindo a testar várias vezes e de várias maneiras, e acho que o melhor é ter simplicidade.

Então e agora vejam lá ao que chegou este caso de amor, tendo em conta que a minha tosta preferida neste momento é de cebola! Ahahaha!
E vocês? Quais são os vossos amores e os vossos desamores no que toca a alimentos?


  • 2 cebolas médias, cortada fininha em meia lua
  • 1 dente de alho ralado
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • 1 colher de sopa de vinho branco (eu meto a olho)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 pitada de sal (não usar muito pois o molho inglês já é salgado)
  • mostarde de boa qualidade, qb

Aqueça muito bem a sauté anti-aderente e só depois junte o azeite. Nota: vai perceber que com a sauté quente não precisa de usar tanto azeite como se o coloca-se a frio.

Em lume brando, coloque a cebola para alourar e passado meia-dúzia de minutos junte o alho. Refresque o refogado com o vinho e deixe o mesmo evaporar um pouco antes de mexer.

Ao fim de alguns minutos a cebola começa a apresentar-se com um tom “férias na praia de 20 dias” – foto 2; quando isso acontecer tempere com o molho inglês e deixe refogar mais um pouco até ficar “bronzeado 2 meses” – foto 3. Nessa altura está pronta a usar.

Pegue em fatias de pão tostado e delicie-se. Ah, descobri há pouco tempo que afinal adoro o sabor forte da mostarda. Experimente também.

Be Nice, eat Onion. GO!

 

Você Também Pode Gostar de
Ler mais

Bolachinhas de Pizza

Redondas, quadradas, triangulares, perfeitas ou toscas, vocês decidem aquilo que querem fazer. Uma coisa eu garanto, não vai…
Ler mais