Tosta de Cebola Caramelizada
Publicado a 13 de maio de 2016
Dizem que o nosso “gosto” e “não gosto” do palato vão alterando ao longo da vida e acho que é bem verdade. Eu confesso que tenho alguns ingredientes que ainda não consigo gostar - beterraba, abacate, coentros; e outros onde tenho plena visão da história de amor que começou em ódio - que é o caso da cebola.
Lembro-me como se fosse hoje: eu detestava cebola em qualquer dos seus estados - crua, frita, refogada, panada; e nos últimos anos tenho vindo a gostar cada vez mais e agora adoro tudo :) A “Caramelizada” tenho vindo a testar várias vezes e de várias maneiras, e acho que o melhor é ter simplicidade.
Então e agora vejam lá ao que chegou este caso de amor, tendo em conta que a minha tosta preferida neste momento é de cebola! Ahahaha! E vocês? Quais são os vossos amores e os vossos desamores no que toca a alimentos?
- 2 cebolas médias, cortada fininha em meia lua
- 1 dente de alho ralado
- 1 colher de sopa de molho inglês
- 1 colher de sopa de vinho branco (eu meto a olho)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 pitada de sal (não usar muito pois o molho inglês já é salgado)
- mostarde de boa qualidade, qb
Aqueça muito bem a sauté anti-aderente e só depois junte o azeite. Nota: vai perceber que com a sauté quente não precisa de usar tanto azeite como se o coloca-se a frio.
Em lume brando, coloque a cebola para alourar e passado meia-dúzia de minutos junte o alho. Refresque o refogado com o vinho e deixe o mesmo evaporar um pouco antes de mexer.
Ao fim de alguns minutos a cebola começa a apresentar-se com um tom “férias na praia de 20 dias” - foto 2; quando isso acontecer tempere com o molho inglês e deixe refogar mais um pouco até ficar “bronzeado 2 meses” - foto 3. Nessa altura está pronta a usar.
Pegue em fatias de pão tostado e delicie-se. Ah, descobri há pouco tempo que afinal adoro o sabor forte da mostarda. Experimente também.
Be Nice, eat Onion. GO!