0
Receita

Tiramisù

24 Junho, 2013

Tiramisù.. a minha sobremesa preferida!

Antes de iniciar esta aventura do Be Nice, algures por aí tinha provado um ou outro tiramisù, mas, foi num jantar protagonizado pelo meu companheiro de vida, que eu provei esta versão maravilhosa e adorei.
Depressa cataloguei como a melhor sobremesa que me podiam oferecer e a verdade é que até hoje, nunca o tinha feito, pois sempre o tinham feito para mim e a meu pedido 🙂 Mas, para confirmar que é tão bom como fácil, resolvi testar.

Diz o chef Jamie Oliver, que há muitas receitas diferentes de tiramisù, mas que esta é uma das preferidas dele. Não leva ovos e de forma muito prática vamos usar palitos La Reine de compra.

Para concluir, sabiam que a palavra tiramisù quer dizer “anima-me”?


  • 15 palitos La Reine
  • 200 ml (mais ou menos) de bom café forte e fresco
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 500 gr de mascarpone
  • 2 vagens de baunilha (ou 2 colheres de chá de essência de baunilha)
  • 140 ml de vin santo ou xerez doce (conhaque ou um brandy que gostem)
  • raspa e sumo de 1 laranja
  • 100 gr de chocolate preto da melhor qualidade (mínimo 70% de cacau)

Peguem numa travessa de 20 a 25 cm de diâmetro (ou na mesma proporção, numa forma rectangular/quadrada) e disponham os palitos La Reine em camadas uns por cima dos outros. No meu caso, optei por fazer individualmente em canecas*, mas o processo é igual.

Juntem 2 colheres de sopa de açúcar ao café e despejem por cima dos palitos até absorverem bem o liquido. Enquanto eles amolecem, ponha o mascarpone numa taça e bata bem com o açúcar restante.

Abram as vagens de baunilha longitudinalmente e raspem as sementes com a ajuda de uma faca. Juntem ao mascarpone e continuem a mexer enquanto vão deitando um fio do licor.  Desta forma vamos procurar obter uma textura cremosa e brilhante. Se ainda assim estiver muito espesso, podem usar um pouco de sumo de laranja para o soltar. Barrem o creme de mascarpone em cima dos palitos e ralem o chocolate por cima. Por fim, polvilhem levemente com um pouco de raspa de laranja, dá um toque delicioso.
Levem ao frigorífico até servir.

Animem-se!!!
: )

* Dá para 6/7 doses servidas nas canecas.
(Adaptado do livro, Cozinha na Itália, Jamie Oliver)

Be Nice *