Tetrazzini

tetra

Acho que era capaz de comer todos os dias esparguete 🙂 e este é um dos meus preferidos (não consigo dizer o mais preferido de todos, mas com gambas também vai muito bem).

Esta receita é adaptada do simpático Jamie’s Italy, e por ter sido cozinhada para mim em algum momento especial, num prédio antigo da antiga cidade de Coimbra, deixa sempre muitas saudades de voltar a repetir.

Claro está, é um excelente exemplo de confort food, e quando alguém prepara para nós sabe ainda melhor, especialmente com friozinho lá fora. Esparguete, natas e parmesão, o que pode correr mal? : )


Para 4 doses

  • 2 peitos de frango cortado em pedaços pequenos (podem usar peru)
  • 350 g de cogumelos frescos laminados
  • 2 dentes de alho descascados e fatiados finamente
  • 180 ml de vinho branco
  • 320 g de esparguete seco
  • 300 ml de natas
  • 150 g  de parmesão ralado na hora
  • Uns pézinhos de salsa (ou de manjericão fresco)
  • Pimenta preta e sal, q.b.

Pré aqueça o forno a 200ºC. Coloque o esparguete a cozer em bastante água salgada. Enquanto isso, tempere o frango com sal e pimenta.

Numa frigideira frite o alho laminado juntamente com o frango, até este alourar. Adicione os cogumelos e deixa-los suar durante 5 minutos. Adicione o o vinho e deixe cozinhar tudo durante uns 8 minutos, ou até o vinho reduzir um pouco.

Entretanto, quanto o esparguete estiver al dente, escorra a água e reserve. (Deixe um pouco de água na panela para que ele não cole) Assim que o frango estiver cozinhado, adicione as natas e envolva todo o preparado. Deixe levantar fervura durante 2 ou 3 minutos e rectifique os temperos e desligue o lume.

Se a frigideira for grande o suficiente, adicione o esparguete ao preparado de frango e natas e misture bem. (Eu fiz esta operação ao contrário, adicionei o frango ao esparguete). Adicione ¾ de queijo parmesão e a salsa. Misture bem.

Transfira para o prato de ir ao forno e polvilhe com o restante queijo. Leve ao forno até a superfície do esparguete ficar crocante e com cor dourada.

Não se acanhem de polvilhar com mais queijo, depois de estar empratado.

Be Nice, make a Spaghetti Tetrazzini 

Você Também Pode Gostar de
Ler mais

Tarte de Abóbora

Tantas abóboras nas terras dos meus pais, tios, avós, primos, padrinhos, vizinhos… mundo! Resultado, (pelo menos) as duas…
Ler mais