0
Receita

Tarte Primavera!

20 Abril, 2017

A poucos dias de entrar no meu mês preferido, Maio, deixo-vos esta sugestão para os dias bonitos com sol que chegaram em breve. Esta tarte cheia de cor, como eu gosto, é a minha preferida para comer em dias de festa e de preferência com um mojito a acompanhar. Estarei a pedir muito?

Leva lemon curd bem fresquinho, uma base crocante e amanteigada e para na cobertura frutas frescas. Neste caso usei frutos vermelhos, mas dê asas à sua imaginação!

Aproveito para vos apresentar o 3º Caderno lançado por mim: Caderno com Receitas de Bolachas. A ilustração foi feita pela ilustradora Selma Pimentel, e o conteúdo elaborado por mim.  Este caderno tem uma novidade, algumas receitas são acompanhadas por fotos 🙂 Custa 10€; tem 17 receitas de bolachas doces e salgadas; e é uma edição limitada. Para quem quiser encomendar o seu pode fazê-lo através do email: contact@benicemakeacake.com 🙂


Massa areada

150 g de farinha sem fermento
100 g de manteiga fria, partida em cubinhos
50 g de açúcar mascavado
1 gema de ovo

Lemon Curd

150 g de açúcar granulado
25 g de amido de milho
60 ml de sumo de limão (aprox. 2 limões pequenos)
2 gemas de ovo
30 g de manteiga
zeste de 1 limão
200 ml de água

Para o lemon curd: coloque o açúcar, água e amido de milho, numa caçarola e mexa com uma vara de arames até estar tudo dissolvido. Adicione as gemas, sumo de limão e leve a caçarola ao lume até engrossar. Por fim junte a manteiga e a zeste de limão, mexa bem. Coloque o preparado numa taça e tape com película aderente (tem de tocar no creme).Deixe arrefecer antes de usar.

Para a base da tarte: coloque a farinha, açúcar e manteiga numa taça. Vá amassando apenas com as pontas dos dedos, até formar uma textura de areia grossa. Junte a gema de ovo e envolva tudo rapidamente sem amassar demasiado (para não desenvolver o glúten).Estique a massa sobre uma folha de papel vegetal. Polvilhe com farinha para não colar ao rolo.Transfira a massa para uma tarteira com 25cm de diâmetro. Pressione bem e retire os excessos de massa. Pique o fundo da massa com um garfo e leve ao frigorífico durante 30min.Pré-aqueça o forno a 180ºC. Leve a massa a cozer durante 15 minutos ou até estar douradinha. Desenforme (base e laterais) e deixe arrefecer completamente antes de rechear.

Para finalizar: Coloque o lemon curd na base de massa areada e decore com frutas a gosto: Morangos, Mirtilos, Framboesas, Amoras, etc! Sirva a tarte bem fresca.

Be Nice!