0
Receita

Tarte de Tomate e Ricotta

10 Agosto, 2014

E hoje, domingo de sol, vamos descomplicar. E para mim descomplicar é fazer uma refeição simples, rápida e saborosa (claro sem recorrer a essa coisa do fastfood).

Apanhei estes tomates-cherry em casa dos meus pais, alguns ainda um pouco verdinhos e pequeninos, mas a minha paciência para esperar pelas coisas boas é muito reduzida. Queria mesmo fazer esta tarte de tomate com eles, já!!! E assim foi 🙂 Óptima sugestão para comer à temperatura ambiente ou mesmo assim bem fresquinha. Quem é que já está a salivar?


Para a Massa

  • 150 g de farinha sem fermento
  • 70 g de manteiga fria em pedacinhos
  • 25 ml de água fria

Recheio

  • 2 punhados de tomate da sua preferência
    (eu usei tomate-cereja; chucha. Coloridos)
  • azeite, flor de sal, pimenta-preta
  • 1 raminho de salsa ou manjericão
  • 250 g de ricotta
  • 2 colheres de sopa de queijo creme
  • 1 ou 2 colheres de sopa de mostarda

Corte os tomates maiores ao meio, e deixe alguns inteiros. Coloque tudo numa taça temperado com azeite, flor de sal, pimenta-preta e salsa.
Deixe marinar à temperatura ambiente até precisar de os usar.

Ligue o forno a 180ºC enquanto prepara a massa (é rápido). Numa taça grande, coloque a manteiga e a farinha. Aperte os ingredientes com as pontas dos dedos até começar a formar uma espécie de areia grossa. Vá adicionando a água até achar que está numa consistência boa para moldar, e amasse com força para a manteiga de misturar.

Numa superfície enfarinhada estique a massa com uma espessura de 5mm. Forre o tabuleiro com papel vegetal e estenda a massa por cima do tabuleiro, pressione bem junto às laterais. Pique toda a massa com um garfo. Leve aos forno até estar cozida. A este processo de cozermos a massa sem recheio chamamos “blind bake”.

Depois de tirar a massa quebrada do forno e desta ter arrefecido completamente, barre a mostarda na base. Misture os queijos e tempere com um pouco de flor de sal e pimenta-preta. Mexa tudo muito bem até ficar um creme homogéneo. Coloque no por cima da base da tarte e alise a superfície. Com cuidado, coloque os tomates marinados por cima do creme de queijo. Está pronto a servir!!!! – Esta receita foi feita para uma forma rectangular: 30cm x 11cm

Be Nice, adaptado da Raiza Costa!