Tarte de Merengada de Maracujá

maracuja

Finalmente a sós : ) Esta tarte nasce da vontade de fazer algo com maracujá (infelizmente não encontrei em fruto, teve de ser em lata) e de criar uma sobremesa fresquinha para dias de sol.

Depois de ver este magnifico curd de maracujá, com tão bom aspecto, não tive mais dúvidas : ) Mãos à obra que isto ainda vai demorar!!


Para o curd

  • 6 ovos grandes
  • 120 g de manteiga
  • 1 copo de açúcar
  • 1 copo de maracujá (polpa e sumo)

Comece a aquecer o sumo, manteiga e o açúcar numa panela de base pesada até que o açúcar se dissolva e atinja o ponto de ebulição. Quando isso acontecer, retire do calor e deixe arrefecer cerca de 3 minutos. Numa tigela bata os ovos até ficarem cremoso, e em seguida, muito rapidamente sempre a mexer, adicione o liquido anterior.
Coloque tudo novamente no fogão e mexa sempre até engrossar. Deixe arrefecer um pouco na panela para engrossar ainda mais.
Está pronto o nosso creme para a tarte : )

Para a base

  • 200 g de bolacha
  • 100 g de manteiga amolecida

Triturar a bolacha na picadora com a manteiga, como se fossemos fazer uma base de cheesecake : ) Forrar a base de uma forma com fundo amovível, com a bolacha triturada e meter no frigorífico 2 horinhas. Fácil!

Para a cobertura, merengue

  • 3 claras
  • 140 g de açúcar em pó

Bater as claras em castelo, bem firmes.
Com cuidado ir acrescentando o açúcar em pó, sempre com a batedeira ligada.

Vamos montar tudo!!! Ligue o forno.
Pegue na forma de bolacha já rijinha e juntar o creme de maracujá (se achar que é muito, pode meter um frasco esterilizado e guardar no frigorífico para futuras sobremesas).

Junte o merengue por cima do creme de maracujá e fazer “piquinhos” com a ajuda de uma espátula : ) Leve ao forno por 15 a 20 minutos. Retire e deixe arrefecer um pouco. Depois desta luta merece 2 fatias sem remorso!

Bom fim de semana * Está sol!

Be Nice!

Você Também Pode Gostar de
Ler mais

Sunny Sangria 

Durante as férias, tivemos a belíssima oportunidade de passar pela emblemática cidade de Évora e o nosso Sol…
Ler mais