0
Destaque Geral Receita

Tarte de Maçã

9 Abril, 2020

– Continuamos em quarentena –

No outro dia fiz esta Tarte de Maçã e coloquei nas stories do Instagram o passoa-a-passo. E como ficou bonitinha resolvi então meter também no blog para que esteja aqui à mão e registada.

É uma receita muito fácil, porém pode ser ligeiramente demorada: fazer a massa, deixar descansar, fazer o recheio, cozer durante muito tempo, e depois deixar arrefecer antes de comer. Mas vale tanto a pena! E agora que (infelizmente) temos mais tempo para fazer estas coisas é uma boa oportunidade.

Vamos lá então fazer esta deliciosa tarte que até é uma boa sugestão para o domingo de Páscoa.

Para a Massa

  • 360 g de farinha t55 sem fermento
  • 180 g de manteiga com sal fria
  • 55 g a 75 g de água (conforme a farinha tenha mais ou menos humidade)

Coloque a farinha e a manteiga numa taça. Com as pontas dos dedos vá amassando a manteiga com a farinha até ficar uma espécie de areia grossa. Nessa altura junte a água e amasse. Não se deve amassar em demasiado, é só até estar ligada.

Divida a massa em duas partes e envolva cada uma em película aderente. Leve ao frigorífico durante uma hora.

Para o Recheio

  • 550 g de maçã sem pele e fatiada (aproximadamente 4 maçãs)
  • 80 g de açúcar granulado
  • 1 colher de sopa de canela (ou a gosto)

Misturar todos os ingredientes numa taça e reservar à temperatura ambiente. Nota: Quanto mais fina estiver a maçã melhor para cozinhar. Também podem cortar em cubinhos.

Para montar

  • 1 tarteira com 22 cm de diâmetro com fundo amovível
  • 1 ovo batido para pincelar

Ligue o forno a 180.C para pré-aquecer.

Retire uma parte de massa do frigorífico e estique entre duas folhas de papel vegetal. Com cuidado enrole a massa sobre o rolo de cozinha e transfira-o para a tarteira. Forre a tarteira e retire os excessos da massa.

Coloque o recheio das maçãs.

Retire a outra parte de massa do frigorífico e estique entre duas folhas de papel vegetal. Corte a massa em tiras e entrelace-as em cima do recheio da maçã e retire os excessos. Pincele com o ovo batido. (pode ver o passo-a-passo nos destaques do meu  instagram “sobremesas”)

Leve a tarte a cozer durante 1h a 1h30 para que a massa fique bem cozida na base assim como a maçã. Retire do forno, desenforme passado 5 a 10 minutos e deixe arrefecer antes de servir (com uma bola de gelado).

Be Nice! E fiquem em casa *