Tarte de Brownie de Mirtilo

Publicado a 18 de abril de 2014
#brownies #chocolate #mirtilo #tarte
Foto em destaque de Tarte de Brownie de Mirtilo

Esta foi a última receita que eu fiz para a revista Activa (Abril, 2014). Depois dos Ovos Coloridos e Recheados; do Entrecosto Assado com Batata Doce; terminamos a refeição da melhor maneira!!!!!!! Brownies!!!!! E nesta receita, damos um pequeno twist, juntando mirtilos na massa.

Uma garfada de doce e ácido, que vai explodir na vossa boca!!! Sim, não há desculpa para não fazer estes brownies maravilhosos! Aliás quer melhor desculpa, do que ter a casa cheia, com família e amigos? - Serve 6 fatias


  • 1 base de massa quebrada
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 2 ovos
  • 100 g de açúcar granulado
  • 100 g de chocolate com 70% de cacau
  • 40 g de farinha com fermento
  • 50 g de mirtilos frescos

Comece por ligar o forno a 180ºC. Vai precisar de uma tarteira de fundo amovível e com 23 cm de diâmetro. Desenrole a base de massa quebrada com o papel vegetal e coloque-a com cuidado por cima da tarteira pressionando nos cantos (atenção, deixe um pouco de massa pendurada no rebordo), pique com um garfo e leve a massa ao forno por 15 minutos, retire e deixe arrefecer um pouco. Enquanto isso prepare o brownie.

Num tacho, leve o chocolate (partido em pedaços) e a manteiga a derreter em lume brando. Entretanto bata os ovos com o açúcar na batedeira, até a mistura ficar espessa. Envolva o chocolate e a manteiga (mornos) com a mistura dos ovos e açúcar. Acrescente a farinha, 40g de mirtilos e envolva com cuidado.

Deite a massa de brownie por cima da base de massa quebrada e leve ao forno por 15 minutos (depende do forno, por isso esteja atento). O bolo deverá ficar estaladiço por fora e mole por dentro. Deixe arrefecer antes de desenformar e cortar. Sirva com iogurte grego e decore com o resto dos mirtilos. É mesmo muitoooo bom!!!

Nota: Se preferir fazer sem a massa quebrada, faça o dobro da receita do brownie (mas corte na dose de açúcar e manteiga, 150 g é mais do que suficiente) e coloque num tabuleiro 18 x 28 forrado com papel vegetal. Leve ao forno por 25 minutos.

Be Nicein revista Activa (Abril 2014)