0
Destaque Receita

Tarte de Amêndoa

2 Novembro, 2018

Esta Tarte de Amêndoa saiu mesmo bem e tenho a certeza de que isto se deve ao facto de eu ter feito a massa folhada a partir do zero e com manteiga da boa!

Eu sei que já estão a engelhar o nariz e que como é óbvio podem atalhar caminho e comprarem uma já feita, mas não vai ser a mesma coisa. Muitas vezes eu também caio nessa tentação e passo no shopping para comprar um desses rolinhos que, achamos nós, vão salvar a nossa sobremesa. Em 90% dos casos aqui em casa tanto não salvam a sobremesa como me dão uma sensação de frustração gingante.

O que acontece é que para além da base ficar sem sabor nenhum, as pessoas tendem a raspar o recheio e a deixar o resto no prato. A massa das tartes deve fazer parte da tarte, ou seja é para comer também. E se é para comer que tenha sabor e textura, neste caso sabor a manteiga e textura crocante. Vão por mim, façam pelo menos uma vez a vossa massa folhada, eu até acho um processo terapêutico.

Para além desta receita de comer e chorar por mais, aproveito para apresentar a quem não conhece, o meu novo Caderno com Receitas de Bolos. Já está disponível e podem encomendar aqui na LOJA ONLINE. Obrigada a todos e vamos lá a isto!

Bolos - Caderno de Receitas


Massa Folhada

  • 300 g de farinha T65 sem fermento
  • sal q.b.
  • 2 ovos L
  • 100 ml de água fria
  • 250 g de manteiga sem sal, fria

Pegue na manteiga, coloque-a entre película aderente e bata com o rolo da massa até ficar com um rectângulo perfeito com 40cm x 19cm. Leve ao frigorífico até estar completamente dura novamente.

Entretanto, coloque a farinha, ovos e a água na taça da batedeira e bata com o gancho enquanto adiciona a água aos poucos. Bata durante 5 a 10 minutos até a massa ficar sedosa. Envolva em película aderente e deixe-a descansar no frigorífico enquanto espera pela manteiga.

Polvilhe a bancada com farinha e estenda a massa num rectângulo perfeito de 60cm x 20cm. Coloque a manteiga de maneira a cobrir 2/3 da massa e faça uma volta simples. Envolva em película aderente, leve ao frigorífico durante 1 hora.

Depois disso, estenda a massa num rectângulo como anteriormente e faça uma volta em livro. Leve novamente ao frigorífico durante 1 hora antes de dar a volta final, volta simples. Veja aqui as Voltas da Massa Folhada. 

Para a tarte, use 360 g de massa folhada. Unte ligeiramente a tarteira com manteiga. Estenda a massa, forre a tarteira e retire os excesso. Pique com um garfo e deixe no frigorífico até ser hora de usar.

Recheio

  • 300 g de açúcar granulado
  • 200 ml de água
  • 150 g de farinha de amêndoa (eu tinha sobras de farinha com e sem pele, juntei tudo)
  • 50 g de manteiga
  • 6 gemas
  • 2 ovos
  • 150 g de amêndoa laminada
  • açúcar em pó para polvilhar (opcional)

Coloque o açúcar e a água num tacho e leve ao lume até ferver. Assim que ferver conte 5 a 7 minutos até fazer ponto de estrada. Retire do lume e coloque a amêndoa e a manteiga.

Prepare uma taça com as gemas e os ovos. Verta a mistura anterior sobre os ovos e mexa sempre para que não fiquem os ovos cozido. Deixe arrefecer antes de verter sobre a tarteira.

Pré-aqueça o forno a 180ºC e leve a tarte a cozer durante 25 a 30 minutos ou até o centro da tarte estar firme e a base bem cozida. A meio do tempo de cozedura, retire a tarte do forno e polvilhe com amêndoa laminada.

Deixe arrefecer ligeiramente e desenforme. Sirva fria ou morna.

Be Nice! Massa Folhada do meu querido Paul Hollywood