0
Receita

Tarte com Patê de Brócolos e Cebola Caramelizada

4 Fevereiro, 2014

Tenho esta tarte de cebola a marinar no blog há mais de uma semana, mas entretanto foram acontecendo outras “coisitas” engraçadas (que vou contar mais tarde) e fui deixando passar.

Ok! Isto não tem nada que saber, é do mais simples do mundo! E como tenho cebolas vindas de todos os lados, tenho de as usar.

Lembram-se do patê de brócolos do ultimo post? Pois bem, o que sobrou foi direitinho para uma “base” de massa folhada. Forno ligado, go!


  • 1 base de massa folhada (ou quebrada) rectangular
  • 4 cebolas médias cortadas finamente
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • Alguns raminhos de alecrim fresco
  • sal
  • pimenta preta (moída na hora)

Ligue o forno a 200ºC. Desenrole a massa folhada sobre a folha de papel vegetal (que vem com a massa) e com a ajuda de uma faca, faça uma “moldura” de 2 cm à volta da massa e reserve.

À parte, faça o refogado das cebolas, tempere com sal, baixe o lume e deixe cozinhar até estar caramelizada (aproximadamente 10 minutos).
(Entretanto, no meu caso, barrei o resto do patê de brócolos na massa folhada, mas pode passar este passo.)

Coloque o refogado por cima da massa folhada, e dentro da “moldura”, polvilhe com o alecrim (pouco) e tempere a gosto com pimenta preta. Leve ao forno até a massa estar cozinhada e dourada (à volta de 20/25 minutos). Retire do forno, deixe arrefecer ligeiramente e sirva com um vinho (branco?)

Be Nice! Inspirado do Chilli Com Todos: Tarte de Cebola e Azeitona com Massa de Azeite)