Tarte Bourdaloue
Publicado a 20 de setembro de 2013
Olha o Outono à porta… e com ele uma linda palete de cores, os últimos dias de praia e … Pêras! : )
Estas chegaram bem a tempo para uma sobremesa que é clássico da pastelaria francesa! Tarte Bourdaloue! O nome, deriva apenas da rua onde foi instalada a pastelaria. Daí surgiu esta receita inventada pelo senhor pasteleiro que lá trabalhava.
Creme de amêndoa e ovo, carregada com pêras tenras, numa base de massa doce areada (neste caso foi com massa folhada). Super simples, mas muito rica. Parece-me que poderá ficar abusadoramente perigosa acompanhada com uma bola de gelado!
- 1 base de massa folhada
- 4 pêras
- 100 g de manteiga (à temperatura ambiente)
- 90 g de açúcar
- 2 ovos
- 100 g de farinha de amêndoa (mais uns pedacinhos para colocar em cima)
- 2 ml de rum
- mel a gosto (se gostar)
Coloque uma panela com água a ferver, com umas gotinhas de rum.
Lave, retire o caroço e corte as pêras em fatias de 0,5cm e coloque-as na panela durante uns 5 minutos ou até ficarem macias. (Se preferir faça a receita com as pêras descascadas). Entretanto forre uma base com a massa folhada. Pique com um garfo e reserve.
Para o creme, comece por bater a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar, as amêndoas, ovos e o resto de rum. Bata até ficar um creme homogéneo. Coloque por cima da massa folhada.
Retire as pêras da calda, e disponha-as cuidadosamente por cima do creme de amêndoas. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 25 a 30min. (ou até a tarte estar dourada). A meio da cozedura, polvilhe com pedacinhos de amêndoa.
Deixe arrefecer 20min. e desenforme. Pode servir de imediato, com um fio de mel!
Be Nice!