Suspiros de Natal

Quando faz suspiros, o segredo principal está no açúcar e no forno. Muitas pessoas gostam que fiquem branquinhos e perfeitos, mas se é a primeira vez que os faz é possível que não fiquem logo assim.

De qualquer modo, aqui ficam as minhas dicas que fui aperfeiçoando ao longo dos anos. Funcionam comigo e eu espero que funcionem também com vocês. Não desistam caso não corra como esperado. Tentem novamente e façam registo fotográfico para verem a evolução.

Esta receita está em video num “destaque” do Instagram.

Dicas e Sugestões
Forno

Para que os Suspiros cozam o melhor possível é necessário que o forno esteja com uma temperatura compreendida entre ao 100 e os 110ºC. Por vezes o forno pode não estar bem calibrado e o melhor é ter um termómetro de forno para ter a certeza da temperatura.

Forno ventilado ou não ventilado

Tal como na temperatura, também existem diferentes potências de ventilação em cada forno. Em qualquer dos casos, terá de testar no seu forno como funciona melhor. Por vezes um forno com uma ventilação muito forte, acaba por rachar muito os suspiros, tornando-os quebradiços.

Batedeira

Na receita apresentada, terá como base a batedeira que eu uso, que é uma KitchenAid. Todas as batedeiras têm potências diferentes, vara de arames diferentes e por isso formas diferentes de incorporar o ar no merengue. Recomendo que não usem uma velocidade demasiada alta com o perigo de introduzir demasiado ar nas claras. Depois quando vai ao forno, esse ar, se for em excesso, vai sair e rachar os suspiros.
Nunca testei com a Bimby.

Açúcar

Outro truque é usar açúcar granulado fino, para que seja mais fácil dissolver o açúcar nas claras. As marcas que uso: Sidul (pacote cor de rosa); Rar (pacote cor de rosa).
Quando usamos um açúcar granulado grosso, o açúcar não vai conseguir dissolver completamente, fazendo assim com que fique diluído na cozedura e transfira uma cor amarela (caramelizada) para os suspiros. Para esta receita, não use o açúcar da marca Continente (outras marcas brancas, não testei).
Atenção: açúcar granulado fino não é açúcar em pó.

Corantes

Pode usar corantes em gel, mas deve usar uma quantidade muito pequena para não alterar a estrutura do suspiro.
Caso coloque em demasiado o suspiro não vai cozer bem e vai ficar sempre mole.

Para Conservar

Depois dos suspiros estarem completamente frios, coloque-os numa caixa com fecho hermético ou numa caixa de papel e envolvida com película aderente. Desta forma queremos evitar ao máximo que entre humidade.
Se fizer para oferecer, tente fazer o mais frescos possível para não correr o risco de apanharem humidade. Coloque em saquinhos de plástico próprios para comida e feche bem.
Caso os suspiros apanhem humidade vão ficar com um aspecto pastoso e devem ser colocados no lixo para não correrem o risco de apanharem bolor.
Caso a vossa cozinha esteja com muita humidade, guardem a receita e usem só no Verão.
Uns suspiros que estejam bem feitos e bem conservados podem aguentar muito bem 1 mês.

Perguntas frequentes

Posso duplicar a receita e fazer em dois tabuleiros?
– Mais uma vez a resposta vai encontrar quando experimentar no seu forno.
No meu por exemplo, não funcionam bem dois tabuleiros em simultâneo, pois um vai cozer melhor do que o outro e normalmente há um em que ficam mais amarelos.

Se sobrar merengue posso guardar?
– Tendo em conta a minha experiencia e erros que já cometi, a resposta é: não.
O merengue francês tende a perder estrutura quando fica em repouso fora do forno. O meu conselho é que assim que esteja no ponto, moldem os suspiros e coloquem de imediato no forno.

Posso usar claras que foram congeladas?
– Sim podem. Retire as claras do congelador e deixe a descongelar completamente no frigorífico.
Já agora, as claras pasteurizadas de pacote, não funcionam muito bem para esta receita.

Posso juntar corante ao merengue?
– Podem, sendo que aconselho um corante em gel e pouca quantidade. Quando uso, molho a ponta de um palito no corante e trago apenas uma pequena porção. Muito corante pode descontrolar a estabilidade do merengue.

Posso decorar os suspiros com sprinkles coloridos?
-Sim pode. Coloque as decorações de sprinkles ou purpurinas comestíveis, depois dos suspiros estarem moldados e antes de ir ao forno.

Como faço para tender/moldar os suspiros?
– A forma mais prática é colocar num saco de pasteleiro com boquilhas lisas ou com efeitos.
As que eu mais uso são da Wilton: 4B, 6B e 1M.

Preparados para aprenderem a fazer suspiros? Vamos a isso!
Receita base de Suspiros – Merengue Francês

Esta receita vai render um tabuleiro de forno.

  • 65 g de claras
  • 130 g de açúcar granulado fino1- Comece a bater as claras lentamente e vá aumentado a velocidade até metade da potência (na kitchenAid é entre o 4 e o 6).
    2- Quando as claras começarem a criarem espuma, vá colocando uma colher de sopa de açúcar de cada vez. Depois da última adição deixe bater durante 10 minutos ou até o açúcar estar dissolvido.
    4- Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 100ºC (teste no seu forno). Com um pouco de merengue, cole a folha de papel vegetal ao tabuleiro
    5- Coloque o merengue num saco pasteleiro (se gostar pode usar boquilhas), tenta os suspiros e leve ao forno por 1h ou até estarem secos. Depois de cozidos, desligue o forno e deixe arrefecer completamente dentro do forno com a porta semi-aberta.
Você Também Pode Gostar de