0
Receita

Snacks de Verão  :: Hummus de Beterraba & Babaganoush & Pasta de Courgette

21 Julho, 2016

Finalmente consegui ter um tempo livre para vir ao blog escrever e publicar uma receita nova!  Felizmente desde que terminei o curso e sou oficialmente pasteleira, tenho tido algum trabalho e projectos pessoais que muito prazer me dão. Podem ver alguns no instagram 🙂

À parte da pastelaria tenho tido pouco tempo e vontade de cozinhar, mas olhem só o que faz ter pouco tempo!  Basicamente quando não quero ter muito trabalho na cozinha ligo o forno e meto lá dentro um tabuleiro com coisas várias, podem ser vegetais; legumes; peixe ou carne fica sempre tudo bem.

E desta vez não foi excepção, aliás foi mesmo um motivo de festejar, pois descobri a forma de comer beterraba e adorar! Nem acredito que estou a dizer isto 🙂 pois eu não consigo com o sabor da beterraba crua, aquele sabor a terra depois da chuva cair. Mas aqui está a minha recente e deliciosa descoberta – beterraba assada & hummus!


  • 1 beterraba
  • 1 beringela
  • 1 pimento verde
  • ½ courgette
  • 1 cabeça de alho inteira
  • 1 punhado de grão de bico demolhada e cru
  • azeite q.b.
  • 2 limões (sumo)
  • 2 ou 3 folhas de manjericão
  • 4 colheres de sopa de tahini

Ligue o forno a 180ºC para pré aquecer. Enquanto isso, descasque a beterraba e corte grosseiramente para dentro de uma travessa pequena. Tempere com sal e azeite – reserve.

Noutra travessa maior, coloque a beringela lavada e cortada ao meio longitudinalmente; assim como o pimento e a courgette cortados grosseiramente; cabeça de alho. Tempere tudo com sal e azeite e leve ambas as travessas ao forno. Aguarde até que todos os vegetais estejam tenros e um pouco caramelizados.

Num processador de alimentos comece por fazer a Babaganoush: junte a beringela sem pele + 4 ou 5 colheres de sopa de grão de bico + metade dos alhos assados sem pele + 2 colheres de sopa de tahini e triture até ficar tudo homogéneo. Tempere com azeite, sal e sumo de limão, vá provando até ficar ao seu gosto. Coloque numa taça bonita e pode polvilhar com salsa picada.

Novamente no processador coloque a courgette, pimentos, folhas manjericão e pressione só algumas vezes até ficar meio triturado, não queremos que fique uma papa. Tempere com sumo de limão e sirva noutra tacinha.

Por fim coloque a beterraba, o resto dos alhos, o grão e o tahini no processador e triture bem, se achar necessário coloque um pouco de azeite mais sumo de limão e volte a triturar até ficar mais cremoso. Volte a temperar com sumo de limão e a rectificar os sabores. Junte este hummus à festa e sirva com tortilhas de milho.

Eu adorei, e vocês?
Be Nice!