0
Receita

Sargo Recheado com Legumes e Tandoori de Batata

26 Fevereiro, 2015

Olhóooooo peixinho fresquinho!!!!

Sim, hoje é peixe! Detestado por uns e muito amado por outros, o que é certo, é que é indiscutível a sua riqueza nutricional. E adivinhem quem é o povo mais sortudo? Nós, porque temos acesso relativamente fácil (tirando o preço) a um dos tesouros mais preciosos da nossa costa portuguesa – Bom Peixe!

Temperos para cozinhar um bom peixe: sal marinho! Só! E como diz o meu chef de cozinha, ‘desconfiem quando vão jantar fora e o peixe vem carregado de outros temperos’ (manteiga, limão, etc).

Aqui no blog há uma grande lacuna em relação às receitas de peixe, ou seja, não há quase nada, tirando esta de Camarão Grelhado com Molho Chimichurri e esta Bruschetta de Sardinha.   Mas brevemente quero começar a aumentar esta lista. Preciso mesmo de fazer pratos com bacalhau que eu a-do-ro!

Mas hoje é sargo. Quem o trouxe foi o meu pai, numa das visitas aqui a casa, e eu quando olhei para ele lembrei-me logo de o rechear com legumes e leva-lo ao forno. O ideal seria grelha-lo, pois é como eu mais gosto de comer peixe, mas aqui em casa é impossível… Assim sendo, foi ao forno e acompanhou lindamente com tandoori de batata. Muitoooooo bom!!!

Para 2 pessoas

  • 1 sargo
  • 1 courgette
  • 1 cenoura
  • 1 alho francês
  • 1 raminho com salsa e tomilho
  • sal q.b.
  • 1 colher de chá de pimentão doce

Lave e corte todos os legumes em meia lua, excepto o raminho de salsa e tomilho. Prepare o sargo, retirando as barbatanas, tripa e escamas. O ideal seria retirar a espinha para poder rechear à vontade, mas na impossibilidade do mesmo, abra-o apenas.

Aqueça uma frigideira anti-aderente e coloque um fio de azeite e coloque os legumes para saltear. Tempere com um pouco de sal (não precisa de os cozinhar demasiado nesta fase).

Com uma parte dos legumes pode rechear o peixe, e com a outra parte disponha no tabuleiro (de ir ao forno) para servir de “cama” ao peixe. Polvilhe com umas pedrinhas de sal e com o pimentão doce. Leve a assar no forno até o peixe estar cozinhado. Acompanhe com os legumes e com o Tandoori de Batata do Filipe 🙂 Maravilhoso não acham?

Be Nice!