0
Receita

Salada de Endívias e Pistáchio

14 Maio, 2014

Cidade nova, casa nova, cozinha nova e receita nova! Aos poucos a casa vai ganhando uma nova personalidade.

São pendurados algumas molduras nas paredes, são colocados alguns objectos de decoração com significado e compramos um ou outro objecto novo para alegrar a vista!  Só assim faz sentido, só assim nos sentimentos verdadeiramente em “nossa” casa!

No meio de tanta arrumação e limpeza, cozinhar é o que menos apetece. Mas na verdade para fazer uma salada nem precisamos de ligar o fogão ou o forno.  Procuro ainda nos caixotes, os livros de receitas. Encontrei “O Novo Vegetariano”…


  • 200 g de queijo creme
  • 150 g de pistáchios grosseiramente picados
  • 2 endívias
  • Algumas folhas de chicória* vermelha e agrião.
  • Azeite e vinagre de cidra q.b.
  • Sal, oregãos secos e pimenta preta a gosto.

Coloque o queijo creme numa taça com um pouco de pimenta preta e misture bem com um batedor de varas, até ficar cremoso.  Apare a base das endívias e vá retirando as folhas até chegar ao “coração”. Lave-as bem. Com as mãos, barre cada folha com a mistura de queijo creme. Forme montinhos de seis a oito folhas pressionadas e encaixadas umas contra as outras.

Noutra taça coloque as folhas de chicória e o agrião previamente lavado, e tempere a gosto com azeite, vinagre, oregãos e sal. Misture bem com as mãos.

Para servir, forre os pratos com a chicória e agrião e coloque 2 a 3 molhinhos de endívias por cima e empilhados. Polvilhe generosamente com frutos os pistáchios e pimenta preta moída na hora.

* Se não gostar do amargo da chicória, substitua por outro tipo de folha: alface roxa por exemplo, para dar cor ao prato.

Be Nice, adaptado do livro “O Novo Vegetariano”