0
Geral Receita

Rolo de Peru e Espinafres

23 Março, 2014

Seja Verão ou Inverno, cá em casa, Domingo é dia de ligar o forno para fazer o belo do assado (quem me segue no instagram viu o maravilhoso frango no forno, da autoria da minha mãe). Desta vez resolvi fazer a minha versão de “assado de Domingo”, “rolo de peru” com recheio de espinafres soou-me bem, até porque é super prático levar as sobras, para o almoço do dia a seguir no trabalho e depois agrada a (quase) todos (há sempre alguém que não gosta de espinafres nem nenhum tipo de verdura, irra!!!!).

Pode ser também uma boa ideia para uma festa ou para os piqueniques em dias de sol (que estão quaseeeeee a chegar). Mas a sério, façam este rolinho de carne tão bom, podem substituir o recheio consoante o vosso gosto. GO!!! 🙂


  • 200 g de espinafres (só as folhas)
  • 100 g de cogumelos frescos, laminados (opcional)
  • 4 bifes finos de peru
  • 2 dentes de alho
  • 100 g de pão ralado
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 20 g de manteiga sem sal
  • sal e pimenta preta a gosto

Ligue o forno a 180ºC. Numa frigideira coloque o azeite, manteiga e refogue o alho picado. Junte os cogumelos até ficarem dourados e os espinafres até ficarem tenros, tempere com sal. Coloque tudo num processador de alimentos, de modo a ficar um creme homogéneo, rectifique os temperos. Volte a colocar toda a mistura na frigideira e junte o pão ralado, o ovo e regue com um fio de azeite. Deixe cozinhar até ficar tudo bem ligado.

Estique um pedaço de película aderente na bancada de trabalho, e coloque por cima os bifinhos de peru, ligeiramente sobrepostos (tente formar um rectângulo). Com cuidado espalhe a mistura dos espinafres e cogumelos por cima do peru. Comece a enrolar o rolo da carne, levantando a película do lado maior do rectângulo.

Tempere a parte exterior do rolo com sal, pimenta e um pouco de azeite, para isso tem de sujar as mãos e esfregar o tempero à volta de todo o rolo com cuidado para não desmanchar. Eu não achei necessário prender o rolo de carne com fio, mas se quiser, esteja à vontade.

Leve ao forno até estar dourado (não deixe secar). Retire do forno e deixe repousar 5 minutos antes de fatiar. Sirva com batatinhas assadas e se quiser com um molho de natas.

Be Nice, adaptado do livro 10 por 10 do Chakall