Refrescante Bolo de Limão com recheio de Amoras e Creme de Queijo
Publicado a 17 de julho de 2013
As amoras não param de chegar aqui a casa, aquelas que os pássaros ainda não comeram.. São tantas, tão bronzeadas do sol e bonitas que era um crime deixa-las morrer sem as usar.
Como já tinha saudades de ligar o forno para fazer um bolo, e o calor parece ter acalmado um pouco, pareceu-me o certo! Bolo de limão! Nada melhor para acompanhar com o sabor das amoras.
E para ligar os dois? Queijo creme, (a fazer lembrar um pouco o cheesecake) com aquele toque de perfume de baunilha. Acho que tenho os ingredientes perfeitos para este bolo. (E também os únicos que tenho em casa :) )
A receita é longa, mas curiosamente é muito fácil, não se deixem enganar pela longa descrição. Este bolo húmido e pomposo, vai fazer as delicias dos convidados, num jantar de família ou amigos.
Sirvam frio, para ser ainda mais refrescante!
Para o bolo
- 1 xícara e meia de açúcar
- 2 xícaras mais ¼ de farinha com fermento
- 1 xícara de leite
- 6 ovos (se pretenderem uma versão com a massa mais branca, metam só as 6 claras).
- raspa de 1 limão
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- meia colher de chá de sal
- 100 g de manteiga amolecida e fria
Ligue o forno a 200.º e prepare uma forma redonda com manteiga e farinha. Misture o leite com os ovos e mexa com um garfo.
À parte, coloque o açúcar com a raspa de limão e misture com as mãos para que o açúcar fique perfumado e húmido. Adicione a farinha, o fermento e o sal. Misture.
Com a batedeira ligada, deite agora a manteiga amolecida e bata com velocidade lenta até toda a farinha ficar absorvida. Adicione metade da mistura do leite com os ovos, e bata em velocidade média por 2 minutos. Deite o restante liquido e bata por mais 1 minuto.
Coloque a massa na forma já preparada e leve ao forno por 20-25 min. ou até o palito sair limpo. Assim que estiver cozido, desenforme e deixe arrefecer completamente (1 hora e meia) para depois o cortar e rechear.
Para o recheio com amoras
- 2 punhados de amoras (mais algumas para enfeitar)
- 4 colheres de sopa de açúcar
Levar as amoras com o açúcar ao lume, até o sumo sair e o guisado reduzir.
Para o recheio com queijo creme
- 400 g de queijo creme
- 2 colheres de açúcar em pó (ou a gosto)
- 2 colheres de chá de essência de baunilha
Com a ajuda de uma espátula misture todos os ingredientes até ficar um creme homogéneo.
Montar o bolo
Depois de estarem concluídos todos estes passos, já pode cortar o bolo ao meio, (ou em 3 camadas se assim preferir). Faça isso com a ajuda de um nivelador de bolos, ou (com muito cuidado) com a ajuda de uma faca grande).
Com a primeira base do bolo pronta, deite ¾ das amoras guisadas. De seguida coloque metade do creme de queijo. Pode agora colocar a outra parte do bolo por cima, mais o restante guisado. Decore com o creme de queijo que sobra e amoras a gosto. Leve ao frigorífico antes de servir. É delicioso!
Nota: A massa deste bolo, depois de cozido, ficou bastante porosa no meu caso. Se não tiver acontecido o mesmo consigo, antes de colocar o recheio de amoras, fique o bolo com um palito.
Be Nice!