Não sei explicar de onde vem a minha admiração pelos bolos red velvet, se é do interior vermelho, se é do contraste vermelho com branco. Mas há algo que me faz um pouco de confusão, é ser um bolo vermelho que não sabe a nenhum fruto vermelho (por exemplo). Para combater essa lacuna no meu cérebro, acrescentei um pouco de groselha.
Ah! Muito melhor! Agora já consigo processar esta receita com mais serenidade 🙂
Massa do Bolo
- 5 ovos
- 1 chávena de açúcar
- ½ chávena de óleo
- ½ chávena de água fria
- 1 chávena de farinha
- ½ colher de chá de fermento
- 2 colheres de sopa de corante vermelho
- 1 colher de sopa de chocolate em pó
- 2 colheres de sopa de groselha
Ligue o forno a 180ºC. Comece por separar as gemas das claras. Às gemas junte o açúcar e bata até triplicar de tamanho. Depois disso, junte o óleo a água fria, o corante, o chocolate, a groselha e continue a bater até incorporar. Junte o fermento à farinha e junte ao preparado anterior, envolva até toda a farinha ficar absorvida.
Bata as claras em castelo e envolva cuidadosamente na massa, até incorporar.
Coloque a massa numa forma redonda previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno 30 a 40min ou faça o teste do palito até ele sair limpo. Retire do forno e deixe o bolo arrefecer completamente antes de desenformar. Assim que estiver frio, corte com a ajuda de um nivelador de bolos em duas partes.
Recheio
- 500 g de mascarpone
- 2 colheres de sobremesa de extracto de baunilha
Envolva o mascarpone e a baunilha até ficar com a consistência desejada para barrar os bolos. Pode usar usar um saco pasteleiro para espalhar o recheio mais uniformemente.
Leve o bolo uns minutos ao frigorífico e polvilhe com açúcar em pó antes de servir (opcional).
(Confesso que fiz a massa e deixei-a repousar uns minutos antes de a meter no forno, porque tinha o forno ocupado com outra coisa. Tentem não fazer a mesma asneira que eu… :/ )
Be Nice!