0
Receita

Puré 3 Cores

22 Agosto, 2014

Quem é que gosta de ir ao dentista? Pois… Nem eu… Acontece que no outro dia tive mesmo de ir e o diagnóstico foi: arrancar os 4 dentes do siso (um de cada vez claro). Parece que tenho uma boca demasiado pequena para tantos dentes e já estão a empurrar os outros…

Então e o que é que comemos quando temos a boca com pontos e não podemos praticamente mastigas? Sopas passadas, Gelatina, Gelados, Fruta triturada e Puré. Eu fiz puré de batata, de cenoura, de ervilhas, de espinafres.. Eu sei lá! Foi então que me lembrei de uma fotografia do livro da Rachel Khoo “The Little Paris Kitchen” onde mostra um tabuleiro com um puré de 3 cores, maravilhoso.

Não segui a receita dela, mas segui sim a maneira como ela “riscou” a travessa com o puré.


  • 400 g de restos de carne estufada
  • (frango, vaca, pato, etc… ou esta receita de Bolonhesa)
  • 6 batatas médias sem pele
  • 1 beterraba média sem pele
  • 175 g de espinafres (só as folhas)
  • sal, pimenta preta e noz moscada qb
  • leite q.b.

Coza as batatas numa panela com água e sal. Quando estiverem bem cozidas, desfaça-as em puré com um passe-vite, tempere com noz-moscada, pimenta preta e rectifique o sal. Dissolva um pouco de leite para ficar mais cremoso.

Noutra panela coza a beterraba, e depois passe-a também no passe-vite até ficar em puré. Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite e os espinafres, previamente lavados, e leve-os a saltear uns 3 minutos. Coloque-os num processador de alimentos e pique-os até ficarem numa pasta. Reserve.

Divida o puré em 3 partes, sendo uma delas maior do que as outras 2.  Junte a beterraba a uma das partes mais pequenas, e misture bem.
Junte os espinafres a outra parte mais pequena, e misture bem. Coloque individualmente cada cor em 3 sacos pasteleiro (ou outro tipo de saco de plástico, limpo).

À parte, disponha a carne (quente) num tabuleiro (19cm x 25cm) e faça deslizar “riscos” de puré alternando as cores.  Sirva imediatamente!  Quando a travessa chegar à mesa vai fazer um sucesso!!!! Acredite.

Be Nice!