0
Receita

Pudim de Sementes de Chia e Cacau com Ameixa

13 Junho, 2014

Já perdi a conta ao número de vezes que estive para fazer este tipo de pudim. Tem uma dificuldade quase nula, mas fui deixando sempre para depois e depois.. Mas desta vez e inspirada pelas belíssimas ameixas do meu quintal, imaginei que só poderia resultar bem combina-las com a leveza do pudim de chia e claro com o cacau!

O truque é preparar tudo na noite anterior para dar tempo às sementes de hidratarem e incharem, formando uma capa gelatinosa. Se achar que esperar uma noite inteira é muito tempo, ok… espere então no mínimo 4 horas antes de atacar!!!

E porquê consumir sementes de Chia? Porque têm uma espécie de super poderes! Ricas em fibras (mais do que os flocos integrais), antioxidantes (mais do que os mirtilos), proteínas, vitaminas e minerais, e são a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos ómega 3 (mais do que o salmão). Tudo isto numa semente tão pequenina!!! Fantástico não é?


  • 200 ml de leite (da vossa preferência, pode ser de amêndoas, coco, arroz, etc)
  • 4 colheres de sopa de sementes de chia
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 punhado de ameixas (biológicas)

Num recipiente coloque as sementes de chia com o leite, o cacau e o mel. Envolva tudo muito bem, tape com película aderente e leve ao frio por 4 horas ou de um dia para o outro.
Para servir, divida o pudim por 4 tacinhas ou copos, com ameixa (ou outra fruta da época). Boa sexta-feira e bom fim-de-semana!!!

Be Nice!