0
Receita

Pasteis de Alheira e Cogumelos

29 Julho, 2014

Não sei como começar este post sem dizer: Adoro alheira!!!

Quando eu e os meus amigos, arranjamos uma desculpa qualquer para ir almoçar/jantar a uma tasca em Coimbra, e se há alheira grelhada, eu quero sempre!  Melhor ainda se ficar toda rebentada!!! E melhor mesmo, se vier com ovo estrelado e a gema mal cozinhada. O amarelo da gema mistura-se com o castanho da alheira, e forma uma gosma deliciosa! Ahahaha!!!

Mas hoje, fiz estes pasteis de alheira enrolados com massa filo. Uma massa muito versátil apesar de frágil. Se fizer em versão mini, são óptimos para servir numa festa como fingerfood. Aqui fica a lista de ingredientes que eu usei, mas já sabe, use o que tiver no frigorifico ou na horta.


  • 1 alheira de boa qualidade
  • 100 g de cogumelos frescos, finamente fatiados
  • 1 cebola média, finamente picada
  • 1 embalagem de massa filo
  • Manteiga sem sal, derretida para pincelar a massa
  • meia-duzia de astes de cebolinho, finamente picado

Com a alheira “deitada” numa superfície plana, e com a ajuda de uma faca, dê um golpe horizontal a toda a volta. Coloque-a numa frigideira anti-aderente e bem quente. A pele da alheira vai encolher instantaneamente e assim pode retira-la mais facilmente. Esmague ligeiramente a alheira, contra a frigideira, e deixe-a cozinhar uns minutos de ambos os lados. Retire do fogo e reserve.

Na mesma frigideira, refogue a cebola até ficar macia e junte os cogumelos. Deixe cozinhar uns minutos (se achar necessário junte um pouco de azeite, se a alheira não tiver largado gordura suficiente).  Adicione a alheira desfeita, e envolva bem este preparado.  Por fim, desligue o fogo e coloque o cebolinho.

Ligue o forno a 180C. Com cuidado, desdobre a massa filo e com a ajuda de uma faca afiada, corte “quadrados” (eu fiz com a medida de 15×15, mas pode fazer mais pequenino se servir como entrada). Pincele com a manteiga derretida (sem sal!!!!) e cole grupos de 3 folhas. Coloque uma colher de sopa do recheio no centro do “quadrado” e dobre desta forma! Repita o processo até terminar a massa e o recheio. Leve ao forno, num tabuleiro com papel vegetal, até ficarem dourados.  Retire deixe arrefecer um pouco e pode servir. Acompanhe com uma SALADONA de alface, tomate, cenoura, cebola, couve-roxa (quanto mais colorida melhor).

Be Nice!