0
Receita

Pão Massa Panar

13 Outubro, 2014

Aqui está a 1ª receita que aprendi na 1ª aula de pastelaria! Aviso já que é super simples, sem nenhum fogo de artificio, mas o sabor e o carinho que depositamos neste pão (doce) é mágico!

Lá na aula estivemos praticamente 1 hora (sim foi isso mesmo!) a amassar e a bater o preparado à mão! Nada de batedeiras! “Se conseguirem amassar à mão, vão conseguir fazê-lo em qualquer batedeira”, disse a nossa Chef! E assim foi!  Amassar, dobrar, bater, hidratar! Foi isto que fizemos repetidamente durante esses longos 60 minutos, até a massa formar uma bola elástica mole e lisa e enxuta.

Depois disto foi preciso deixar descansar a massa (e nós também); formar as bolinhas; deixa-las levedar e por fim leva-las ao forno!  Serei só eu que acho todo este processo completamente mágico? – Esta receita faz 20 unidades. Se achar que não tem barriga para tanto pão, faça só metade da quantidade. (eu fiz só metade)


  • 1000 gr de farinha T55
  • 30 gr de leite em pó
  • 20 gr de sal fino
  • 100 gr de açúcar (em pó de preferência)
  • 100 gr de manteiga sem sal
  • 50 gr de ovo (1 ovo aproximadamente)
  • 620 gr de água
  • 50 gr de levedura fresca (no caso de usar seca, use só 1/3)

Desta vez vamos fazer este aparelho na batedeira, usando o gancho de amassar pão. Por isso junte todos os ingrediente secos na taça, comece a amassar/mistura. Enquanto isso; à parte amasse a manteiga, a levedura e o ovos com a mão até ficar uma pasta. Junte à farinha com metade da quantidade de água. Vá amassando até ligar todos os ingredientes. Junte água aos poucos sempre que a massa comece a secar.
Atenção, pode não ter de adicionar toda a água, ou pode ter de juntar mais.  Quando a massa apresentar uma textura lisa, enxuta e fofa, retire-a da batedeira. Na bancada, bata e enrole meia dúzia de vezes. Faça o teste do “véu” (foto 2) para ter a certeza que a massa está pronta a descansar.

Coloque a massa numa taça alta e tape com película aderente. Deixe duplicar de volume (no mínimo 1 hora). Depois disso, divida-a em porções de 84gr cada. Prepare um tabuleiro grande com papel vegetal.

Dobre a mão direita em forma de concha; na bancada, coloque-a por cima de uma porção de massa. Suavemente faça mini círculos, pressionando a massa conta a bancada. Automaticamente vai começar a formar bolinhas perfeitas. Faça este processo sem (ou pouca) farinha na bancada.  Assim que a bolinha esteja formada, com um gesto rápido e seco, coloque-a no tabuleiro. Repita o processo com o resto das porções. Ligue o forno a 180.C. Deixe o pãozinho descansar e levedar no tabuleiro, para isso é necessário não haver correntes de ar.

Pincele levemente cada pão com ovo batido, ou pode polvilhar com farinha.  Leve a cozer até ter crescido e estar dourado.  A cozinha vai ficar perfumada com um cheirinho bom a padaria.

Be Nice!