0
Receita

Pão Doce aka Folar da Páscoa Nice

24 Março, 2016

Este ano pela primeira vez desde que me lembro de ser gente, vou passar o dia de Páscoa a trabalhar.

Começou a vida real de quem trabalha no mundo da hotelaria… Muitas são as vantagens e os lados positivos, mas trabalhar em todas as datas festivas longe da família é sem dúvida o pior de todos os lados negativos.

Lamentos à parte, e porque tenho muitas e boas recordações da Páscoa, resolvi mesmo em dia de folga fazer bolos e folares para deixar em casa para quem cá vier (sou uma querida, eu sei). De tradicional este folar não tem nada, mas quem quiser pode colocar o ovo cozido em cima, pincelar com gema de ovo e levar ao forno. Não quero afilhados traumatizados por não terem um folar como o dos outros primos 🙂


  • 500 g de farinha T55
  • 5 g de sal
  • 150 g de açúcar
  • 11 g de fermento seco de padeiro (à venda em saquetas individuais)
  • 50 g de manteiga sem sal (amolecida à temperatura ambiente)
  • 3 ovos médios (mais 1 ovos para pincelar)
  • Raspa de 1 limão
  • Canela em pó e Erva doce a gosto
  • 50 ml de leite morno
  • 100 ml de água fria

Coloque a farinha numa taça grande. De um lado da taça junte o sal e o açúcar; do outro lado coloque o fermento seco.  Adicione a manteiga, os ovos ligeiramente batidos, as especiarias, limão, o leite e metade da água!

Comece a amassar toda a mistura na batedeira com gancho; pode ir juntando aos poucos a água até a massa absorver toda a farinha (pode não ter de juntar toda a água, ou pode ter de juntar mais), o que pretendemos na massa é que fique leve e suave. Deixe amassar durante 5 minutos.

Depois disso, unte uma taça com um pouco de azeite, e com cuidado transfira a massa para ela. Tape a taça com película aderente e deixe a massa dobrar de volume durante 2 a 3 horas, num ambiente morno e sem correntes de ar.

Enquanto isso, prepare uma forma de bolo com 16 cm de diâmetro com spray desmoldante. Com cuidado transfira a massa para a bancada polvilhada com farinha. Vá dobrando a massa sobre ela mesma até sair o ar e faça uma bola bem redondinha. Com cuidado, coloque a bola dentro da forma e deixe repousar durante 1 hora ou até ter duplicado de volume.

Entretanto pré-aquela o forno a 200º C.  Polvilhe a massa com farinha e com a ajuda de uma faca bem afiada, faça alguns golpes na superfície. Asse o folar durante 25-30 minutos ou até o pão soar oco quando lhe batemos ligeiramente.

eixe arrefecer ligeiramente dentro da forma antes de desenformar, e depois coloque numa grelha para arrefecer completamente. Pode cortar em fatias e congelar para ir comendo ao longo da semana!

Be Nice!