0
Receita

Pão de Soda, com Azeitonas e Bacon

9 Maio, 2015

OK! Preparem-se para esta receita mágica que vai arrasar em qualquer almoço de família ou jantar de amigos! Aquele em que vão ficar super conhecidos por fazerem pão caseiro para uma entrada, em menos de 40 minutos!  Chegou o momento de fazerem o maravilhoso e super fácil Pão de Soda!!!!

Aprendi a fazê-lo na aula de Padaria, e muito me admirei quando logo após a mistura de todos os ingredientes ouvia o chef a gritar (gritar no bom sentido, há sempre muito barulho na aula, muitas pessoas a falarem ao mesmo tempo e muitas batedeiras a amassar) para enfornar o pão de imediato! O que acontece é que usamos bicarbonato de sódio em conjunto com um elemento ácido (pode ser sumo de limão ou vinagre) para desencadear o processo de fermentação! E é tão rápido que começa logo a “funcionar” assim que os dois elementos são misturados durante a amassadura!

“Será que vai funcionar no forno lá de casa?” Nada como experimentar o mais depressa possível 🙂 e já agora, que tal rechear com ingredientes mestres em dar sabor?  Experimentem e sejam criativos!


  • 250 g de farinha de trigo t55
  • 250 g de farinha de centeio
  • 4 g de bicarbonato de sódio
  • 8 g a 10g de sal
  • 400 ml de leite
  • 10 ml de sumo de limão (ou vinagre)
  • 150 g de bacon em pedaços, previamente frito (opcional)
  • 1 punhado de azeitonas verdes sem caroço, laminadas (opcional)

Ligue o forno a 200.ºC, 15 a 20 minutos antes, para pré-aquecer bem. Deixe lá dentro o tabuleiro onde vai cozer o pão, para que este fique também bem quente quando pousar a massa sobre ele. Coloque todos os ingredientes secos (e os ingredientes do recheio, caso use), numa taça grande e misture bem. Adicione os ingredientes líquidos e envolva com uma colher de pau, até obter uma mistura homogénea.
Polvilhe a mistura com farinha (importante para depois ser mais fácil de retirar a massa da taça), enfarinhe também as mãos e dê uma forma arredondada à massa (comece pelas bordas). A massa fica um pouco pegajosa, por isso tem de ser rápida/o e cuidadosa/o a fazer todo o processo de maneira a que a massa não fique colada às mãos.

Retire o tabuleiro do forno, coloque uma folha de papel vegetal sobre ele, e com cuidado coloque a bola de massa, ajustando a forma com as mãos enfarinhadas. Polvilhe com mais um pouco de farinha. Molhe uma faca de chef e faça 2 a 4 cortes fundos mas sem tocar na base. Leve a cozer imediatamente (não se esqueça que o sódio e o sumo de limão já estão a libertar dióxido de carbono), durante 30min. ou até a base do pão estar dourada e oca quando lhe der uma pancadinha por baixo.

Depois de cozido, deixe arrefecer numa rede e é melhor comê-lo no mesmo dia, ou então também pode congelar. Fico a aguardar as vossas fotos lindas desta receita e as vossas sugestões para os recheios.

Be Nice!