Pão de Nozes e Arandos

Dizem os entendidos que no dia 16 de Outubro é o Dia Mundial do Pão (World Bread Day) e por isso aqui no blog teremos um belo exemplo para comemoração.

É um pão de nozes e arandos, mas que facilmente pode pegar nesta receita e transformar numa pão simples ou com outros sabores.

Nesta receita apesar de não ser necessário amassar, vamos usar outra técnica que é a de pegar numa parte da massa, esticar e puxar para o interior.
Coloquei no Instagram um “Destaque” com vídeos que mostra como fazer isto. É um processo que não demora mais do que 10 segundos, e com ele vai conseguir uma massa muito fofa e cheia de buraquinhos.

Ensinei esta técnicas e receita à minha mãe, e ela não quer outra coisa. Já não compra pão com tanta frequência, pois gosta mais deste tipo de pão feito em casa.

Espero que gostem e que façam muito!


  • 60 g de nozes, picadas grosseiramente
  • 60 g de arandos vermelhos ou passas de uva
  • 500 g de farinha de trigo t65 sem fermento
  • 1 colher de sopa de farinha de alfarroba
  • 10 g de sal marinho
  • 5 g de fermentos de padeiro seco
  • 360 g de água

Numa taça grande, coloque a farinha de trigo, a farinha de alfarroba e o fermento.

Á parte, num copo medidor coloque a água com o sal e mexa até o sal ficar dissolvido. Junte agora á mistura das farinhas e mexa com uma colher ou uma espátula, até ficar tudo ligado. Tape a taça e coloque num local sem correntes de ar, durante 10 minutos.

Passado esse tempo, junte as nozes e os arandos e vamos fazer 8 dobras na massa, para isso pegue num pedaço de massa que esteja encostado à taça e puxe para o interior. Repita até fazer as 8 dobras. Este processo demora 10 segundos. Depois disso volte a guardar a massa durante 10 minutos.

Volte a repetir as voltas na massa e o tempo de descanso de 10 minutos, mais 2 vezes. Na última vez, deixe a massa levedar até duplicar de volume, o que pode ser traduzido em 1 ou 2 horas.

Retire o ar da massa e divida em duas partes. Cada parte de massa, achate e molde agora em forma de salsicha. Coloque num tabuleiro com papel vegetal, bem afastados um do outro. Polvilhe cada pão com farinha e com uma faca de serra faça cortes na massa. Deixe levedar por mais 45 minutos.

Pré-aqueça o forno a 240ºC. Assim que atingir essa temperatura, diminuía para 200ºC e leve os pãezinhos a cozer durante 30 minutos ou até ficarem castanho-dourados. Retire e deixe arrefecer numa grelha antes de servir.

 

Você Também Pode Gostar de
Ler mais

Challah

Eu gosto muito de tudo aquilo que fica bem à primeira! Quando vou vestir umas calças e ficam…
Ler mais