Pão de Forma

– Continuamos em quarentena –

Em conversa com uma amiga, ela dizia-me que os filhos só gostam de comer pão de forma ao pequeno-almoço. Confesso que não como desse pão de forma de compra há muitos anos, muitos mesmo, e lá acabou por bater uma saudade.

Então e para evitar que ela saia de casa para comprar pão, testei esta receita do Joshua Weissman no youtube. Segui tudo igual menos a quantidade de fermento. Pessoalmente não gosto dos pães fermentados muito rapidamente e com aquele sabor de fermento intenso. Então diminui a quantidade de fermento e deixei a massa fazer duas fermentações lentas.

Eu uso e aconselho vivamente a medirem o fermento com uma colher medidora para que seja mais certinho. Podem ver um exemplo aqui: colheres medidoras Podem comprar em qualquer loja de cake design e penso que em alguns supermercados também já encontram. Ou isto ou comprarem uma balança de precisão.

A forma também é importante respeitarem a medida ou seja 22 cm X 10 cm para que o pão fique assim bem alto e lindo.

  • 175 g de água
  • 125 g de leite meio gordo ou gordo
  • 1 colher de chá de fermento seco de padeiro (aproximadamente 4 g)
  • 440 g de farinha T65 sem fermento
  • 8 g de sal marinho
  • 10 g de açúcar granulado
  • 35 g de manteiga amolecida sem sal
  • manteiga extra para untar a forma

Junte a água e o leite e aqueça até chegar aos 35.C. Junte o fermento e mexa bem, deixe repousar 10 minutos ou até ganhar uma camada de bolhas.

Na taça da batedeira adicione a farinha, o sal e o açúcar, mexa para misturar. Prepare a batedeira com o gancho de amassar e ligue-a. Aos poucos vá juntando os líquidos. Por fim adicione a manteiga e bata 5 minutos até a massa estar elástica e lisa.

Unte com um pouco de azeite uma taça, coloque a massa na taça e tape com película aderente. Deixe levedar até duplicar de volume (2 horas aproximadamente).

Depois da massa levedar, unte com manteiga uma forma com 22 cm X 10 cm e reserve. Polvilhe a bancada da cozinha com um pouco de farinha e estique a massa num rectângulo de 22 cm (medida da forma) X 30 ou 35 cm. Enrole a massa, apartir do lado mais pequeno, como se fosse uma torta e coloque-a dentro da forma.

Deixe a levedar até duplicar de volume num local bem fechado e sem correntes de ar.

Depois de estar bem altinho, ligue o forno para pré-aquecer a 170.C. Coloque o pão a cozer durante 30 a 45 minutos.

Retire do forno, retire da forma e deixe arrefecer sobre uma rede de arrefecimento. Deixe arrefecer completamente antes de cortar. Serve 10 fatias.

Be Nice. Receita, Joshua Weissman

Você Também Pode Gostar de
Ler mais

Tronco de Natal

Jingle bells, jingle bells,Jingle all the way! YEY!!! (continuar a ler em modo cantar) E agora,quem é que…
Ler mais