0
Blog Principal Destaque Receita

Pão de Banana – O verdadeiro

26 Agosto, 2020

Eu amo estas massas de brioche e de pão. Adoro fazer combinações de sabores e brincar com a quantidade de fermento vs a quantidade de tempo de levedação.

Desta vez resolvi fazer o verdadeiro pão de banana!!! Estava um bocadinho farta de ver um bolo a ser chamado de pão. Então aqui está a minha versão.

Como é óbvio desapareceu em três tempos, acho que estas massas são sempre melhores quando ainda estão mornas. Mas dá perfeitamente para fatiar e congelar.

Espero que gostem e que façam muito este pão de banana, o verdadeiro!

  • 500 g de farinha T55 s/ fermento
  • 5 g de sal marinho
  • 10 g de fermento seco de padeiro
  • 60 g de manteiga s/ sal, em textura pomada
  • 80 g de leite
  • 50 g a 100 g de água
  • 60 g de açúcar granulado
  • 2 bananas bem maduras
  • Sementes de papoila para a decoração

Coloque a farinha numa taça grande. De um lado da taça junte o sal e o açúcar; do outro lado coloque o fermento seco. Adicione a manteiga, o leite, 50 g de água e as bananas esmagadas. Comece a amassar toda a mistura com as mãos até começar a formar uma bola, nessa altura coloque a banana e amasse novamente.
Pode ir juntando aos poucos a água até a massa absorver toda a farinha (pode não ter de juntar toda a água, ou pode ter de juntar mais), o que pretendemos na massa é que fique leve e suave.

Limpe a taça com a ajuda de toda a massa, e transfira tudo para uma bancada de trabalho (previamente polvilhada com farinha), e comece a amassar!
Amasse energicamente durante 10 minutos, até a massa começar a forma uma textura lisa. (Se achar necessário pode polvilhar mais farinha na bancada, mas não em demasiado!!!!)

Depois disso, unte uma taça com um pouco de azeite, e com cuidado transfira a massa para ela. Tape a taça com uma pano limpo e deixe a massa dobrar de volume durante 2 a 3 horas, num ambiente morno e sem correntes de ar.

Prepare uma forma de 20cm X 20cm com papel vegetal. Com cuidado transfira a massa para a bancada polvilhada com farinha. Vá dobrando a massa sobre ela mesma até sair o ar. Coloque toda a massa sobre a bancada sem farinha (ou muito pouca). Puxe todas as pontas da massa para o centro dela própria, quase como que a formas uma bola gigante. Divida a massa em 9 porções todas com o mesmo peso e forme bolinhas.
Com um gesto rápido, coloque as bolinhas na forma e deixe levedar até dobrar de volume, num ambiente sem correntes de ar.

Pincele levemente cada pão com ovo batido e polvilhe com sementes a gosto. Leve a cozer no forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos ou até ter crescido e estar dourado.

Be Nice, bake a Bread!