Muffins de Banana, Chocolate e Côco
Publicado a 7 de agosto de 2019
Eu sei, eu sei que faço muitas receitas com banana, mas é porque compro muitas, como muitas e deixo muitas ficarem maduras até ao ponto de ninguém as querer comer assim. E então lá vou eu esmagá-las e mete-las num bolo, para não haver desperdício (boa desculpa).
Para além das bananas maduras, estes muffins são assim uma espécie de limpar o armário das coisas que estão lá há séculos. Pego numas nozes, e numa lascas de coco desidratado e claro num bom chocolate. Não querendo ser mázinha aviso já que usei Valrhona Caramélia (Milk Chocolate with Caramel & Salted Butter notes - 36% Cocoa) e que é assim uma coisa maravilhosa para comer com ou sem muffins, e o pior tive de o comprar e ninguém me paga para eu fazer esta publicidade!!! Aí em casa, usem aquele que tiverem à mão.
Entretanto uma cliente veio cá buscar um bolo de aniversário e eu ofereci-lhe dois destes muffins para o lanche! Só para verem como não sou invejosa e partilho as gordices. Façam o mesmo aí em casa ou no trabalho.
- Faz 8 muffins gigantes
- 150 g de açúcar granulado
- 400 g de bananas maduras (aproximadamente 3 grandes)
- 2 ovos L
- 80 g de manteiga derretida e fria
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
- 100 g de nozes grosseiramente picadas (deixe algumas de parte para polvilhar)
- 40 g de lascas de côco desidratado (deixe algum de parte para polvilhar)
- 280 g de farinha com fermento T55
- 60 g de iogurte natural sem açúcar
- 160 g de chocolate do vosso gosto, picado grosseiramente (deixe algum de parte para polvilhar)
Ligue o forno a 180º C para pré-aquecer. Enquanto isso coloque numa taça o açúcar, a banana, os ovos, a manteiga e a baunilha. Mexa bem com a colher até estar uniforme. Adicione ao preparado anterior, a farinha, as nozes, o iogurte, o côco e o chocolate. Envolva cuidadosamente até estar tudo homogéneo.
Barre com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de muffins. Coloque a massa em cada forminha, polvilhe com as restantes nozes, côco e chocolate. Leve ao forno durante 30 minutos ou faça o teste do palito até estarem cozidos.
Desenforme e coma quentes, mornos ou frios :)
Be Nice!