0
Receita

Mini Tarte Tatin de Ameixa 

21 Julho, 2014

Esta deliciosa sobremesa de origem francesa chamada Tarte Tatin é também uma das mais fáceis do mundo. Originalmente era feita com maçã, mas hoje em dia são enumeras as variações de fruta ou legumes.

Não tem grande segredo, e basta ter uma boa massa folhada para que o resultado final seja divinal. Como o Verão tem sido rico em ameixas porque não tentar fazer com elas?

Desta vez fiz em versão mini ou individual, muito prática para servir num almoço/jantar em família ou amigos. Basta no fim juntar uma bola de gelado de baunilha e fica completa!


  • 250 g de massa folhada (de boa qualidade)
  • 12 ameixas rijas/firmes (divididas ao meio sem pele e sem caroço)
  • 100 g de açúcar
  • 50 g de manteiga em cubos
  • canela e/ou baunilha para aromatizar

Ligue o forno a 180ºC. Barre 8 ramequins com manteiga.  Enquanto isso coloque uma panela, de fundo pesado, ao lume e junte metade do açúcar até começar a dissolver, quando isso acontecer, junte o restante.  Vá rodando a panela (nunca mexa com uma colher) até o açúcar começar a ganhar uma cor laranja escuro/caramelo. Desligue o lume e divida o caramelo pelos ramequins. Polvilhe o caramelo com canela e coloque as ameixas por cima.

Estique a massa folhada e corte em círculos (um pouco maiores do que o tamanho dos ramequins). Pique com um garfo a massa folhada, para ajudar a cozer. Cubra a fruta e enfie as extremidades da massa a toda a volta contra a borda dos ramequins.

Leve ao forno a cozer por 20minutos ou até a massa estar dourada. Desenforme (como se fosse um bolo) e sirva!

Receita da Rachel Khoo, a mais bonita do mundo!

Be Nice & Boa Semana!