Andava a sonhar com este Mille-Feuille à meses, e a contar os segundos para chegar o dia do aniversário do meu sócio/amante/companheiro, para o fazer! E eis-que chegou o dia!
Fui logo cedo comprar as framboesas frescas e já tinha preparado na noite anterior a massa folhada caseira. A meio do procedimentos lembrei-me que podia juntar um layer de bolo tipo pão de ló e dar um aspecto estilo russo gigante! Grande malha! Assim o bolo ficava mais alto e com um aspecto mais imponente! Em 5 minutos tinha o bolo no forno enquanto o curd de laranja arrefecia!
Depois de tudo frio, é hora de montar o bolo. Não se preocupem de ficar com os cremes a transbordar, eu acho muito sexy! Aconselho a servir bem frio e a ter um pouco de paciência na altura de cortar as fatias, pois a massa folhada crocante precisa de ser cortada com uma boa faca!!! No fim, meta tudo na máquina de lavar loiça (se tiver a sorte de ter), e relaxe!
Para o bolo
- 3 ovos biológicos
- 150 g de açúcar granulado
- 125 g de farinha T55
- 1 colher de chá de fermento em pó
- Raspa de um limão
- 2 bases de massa folhada de boa qualidade, com 20cm x 30cm cozidas no forno com antecedência para arrefecerem.
- 125g de framboesas frescas
Com uma batedeira eléctrica, bata os ovos inteiros com o açúcar até duplicar ou triplicar de volume e ficar com uma cor mais esbranquiçada. Adicione a raspa de limão. Peneire a farinha com o fermento para a taça dos ovos e envolva tudo com muito cuidado (eu faço com a mão na massa).
Coloque numa forma de 20cm x 30cm, previamente forrada com papel vegetal, e leve a cozer a 180ºC durante 15 minutos ou faça o teste do palito. Deixe arrefecer.
Para o Curd
(pode fazer no dia antes, pois necessita de arrefecer para engrossar):
- Sumo e raspa de 2 laranjas pequenas/médias
- 1 ovo inteiro e 1 gema
- 150 g de açúcar granulado
- 65 g de manteiga à temperatura ambiente
Num tacho coloque a manteiga, açúcar, raspa e sumo de laranja e coloque ao lume até incorporar. Deixe ferver e mantenha assim durante 3 minutos.
À parte, bata os ovos numa tigela. Sempre a bater vá juntando a calda anterior. Depois disso, leve novamente ao lume até engrossar um pouco e retire antes de começar a ferver. Deixe arrefecer numa taça para ir engrossando antes de usar!
Para o Recheio de Natas e Mascarpone
- 2 pacotes de natas com 30% de gordura, bem frias
- 150 g de mascarpone
- 3 a 5 colheres de sopa de açúcar em pó
- Sementes de 1 vagem de baunilha
Numa batedeira eléctrica comece por bater as natas, até ficarem bem firmes! Adicione o mascarpone, as sementes de baunilha e o açúcar, continue a bater até ficar tudo bem incorporado. Se não usar imediatamente guarde no frigorífico.
Para montar o Bolo
Depois de ter cozinhado as placas de massa folhada no forno e estarem frias, coloque uma delas numa base de bolos. Espalhe 1/3 do creme de natas e por cima coloque o bolo de limão, com muito cuidado.
Por cima deste coloque 1/3 do curd de laranja, 1/3 do creme de natas e a outra placa de massa folhada. Finalize com o resto das natas e do curd. Espalhe um punhado de framboesas ou morangos por cima e leve ao frio antes de servir. (Pode não ter de usar o creme de natas todo… se achar que fica em demasiado.)
Be Nice, Yotam Ottolenghi!