0
Receita

Massa de Wraps

7 Junho, 2016

Queres ver que é desta que vamos começar a fazer picnic’s? Então bóra lá pegar nos chinelos, no cesto da marmita e preparar uns wraps caseiros cheios de coisas boas.

Estes wraps fazem-me viajar até ao ano passado e aos Workshops que dei de Tipos de Massas, onde conheci muitas pessoas simpáticas e cheias de talento para a cozinha (mesmo que elas digam sempre que não percebem nada disto). Descobri que para além de adorar fazer estas massas, também adoro ensinar o pouco que sei e sentar toda a gente à mesa a comer como reis e rainhas. Guardo muitas saudades desses tempos, mas pode ser que este ano volte a acontecer por aí 🙂


  • 250g de farinha T55 s/ fermento
  • 5g de sal
  • 5g de fermento seco instantâneo
  • 15g de açúcar
  • 15g de manteiga à temperatura ambiente
  • 160ml de água
  • sementes de papoila qb.

Se fizer à mão: Numa taça grande coloque a farinha, o sal e o açúcar de um lado, o fermento do outro. Adicione a manteiga, as sementes de papoila e ¾ de água. Misture tudo e vá juntado mais água só até envolver toda a farinha. Pode não ter de usar a água toda.

Amasse em cima de uma bancada limpa durante 10 minutos até ficar com uma textura lisa.

Se fizer na batedeira: Na taça da batedeira coloque a farinha, o sal e o açúcar de um lado, o fermento do outro. Adicione a manteiga, as sementes de papoila e ¾ de água. Coloque o gancho na batedeira e comece a amassar lentamente na velocidade 1. Junte mais água só até envolver toda a farinha. Pode não ter de usar a água toda.

Coloque em velocidade média (3 ou 4) durante 5 minutos até ficar com uma textura lisa.

Quando a massa estiver pronta, coloque-a numa taça untada com azeite e deixe repousar por 1 ou 2 horas (ou até duplicar de volume), tapada com película aderente.

Retire a massa para cima de uma bancada polvilhada com farinha. Pese o total da massa e divida por 7 ou 8 unidades. Estique a massa muito fininha e em formato redondo, sempre com a bancada polvilhada de farinha.

Aqueça a frigideira anti-aderente. Coloque a tortilha e deixe cozinhar até enfolar, vire e deixe cozinhar mais uns segundos. Guarde-as num prato tapadas com um pano para que não fiquem secas. Repita até terminar as tortilhas.

Seja criativo na escolha dos ingredientes para rechear 🙂

Be Nice!