0
Receita

Lombo de Porco Recheado

5 Junho, 2015

Por vezes perguntam-me a razão do nome do blog ou o conceito que quero passar com ele. Olhando para traz, acho que tenho vindo a tentar adoptar um estilo prático, divertido e muitas vezes curioso sobre o mundo da cozinha. Simples, porque eu gosto de tudo muito fácil e prático, tudo que fica bem à primeira, com todos os ingredientes que temos sempre à mão e fáceis de encontrar. Divertido, porque é assim que devemos estar na nossa cozinha, porque é lá que vamos descontrair um pouco depois de um longo dia de trabalho e porque queremos partilhar essa alegria com quem nos atura. E curioso, porque apesar do nome do blog remeter a “bolos” a minha curiosidade passa por todo o tipo de cozinha: vegetariana, indiana, francesa, italiana, sem açúcar, tradicional, etc…

Acho que podem encontrar um bocadinho de tudo aqui no nosso/vosso blog e é isso que o torna tão especial para mim. Hoje, estou numa de fazer coisas simples como por exemplo Lombo de Porco, mas … porque não recheá-lo com uns ingredientes esquecidos ali no frigorífico?


  • 1 Lombo de Porco
  • 2 cenouras em cubos
  • 200 g de espinafres
  • 1 pimentos vermelho pequeno em cubos
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal, Pimenta Preta, Pimentão Doce e Azeite qb
  • 100 ml de Vinho Branco

Comece por fazer o recheio. Coloque uma panela ao lume até ficar bem quente. Junte o azeite e logo de seguida a cebola picada, deixe alourar, com cuidado para não queimar. Junte o alho, pimentos e cenoura, cozinhe até ficarem tenros. Por fim acrescente os espinafres até ficarem moles e tempere com sal. Ligue o forno a 180ºC.

Com a ajuda de uma faca bem afiada, abra o lombo de porco para conseguir ter a carne em forma de rectângulo. Tempere com sal, pimenta preta e pimentão doce. Coloque o recheio no interior e vá enrolando. Prenda com fio ou com palitos e tempere a parte de fora também.
Ligue novamente o lume e coloque uma frigideira anti-aderente a aquecer. Adicione um fio de azeite e aloure o lombo de todos os lados – selar. Transfira o lombo para uma travessa. Na mesma frigideira onde selou a carne, junte uma noz de manteiga e o vinho. Cozinhe por alguns segundos e regue a carne antes de ir ao forno.

Leve a assar durante 30 a 40 minutos ou até estar tenra e cozinhada por dentro. Retire do forno e deixe descansar sobre a tábua de cozinha 5 a 10 minutos antes de fatiar. Sirva de imediato com uma salada fresca! Prontos para o fim-de-semana???

Be Nice!