0
Receita

Lombinho de Porco Assado com Ervas & 2º Aniversário Be Nice!

1 Janeiro, 2015

Em todos os aniversário não pode falta bolo. E de preferência daqueles cheios de layers, cremes e várias texturas. Mas antes do bolo, cá em casa há sempre o belo do assado. E parece que vamos festejar e iniciar o ano assim, com um belo assado no forno!

Porco criado pelos meus pais, com batatinhas biológicas da aldeia, tudo isto aromatizado com um punhado de ervas frescas, alho e azeite do Alto Alentejo.

A passagem de um ano para o outro é sempre especial aqui no blog, porque é no dia 1 de Janeiro que comemoramos mais um aniversário!!! É altura de festejar tudo o que o blog me deu e dá de bom. Conheci tantas pessoas, e continuo a conhecer; fez-me voltar a acreditar em mim e despertou a minha vontade de aprender mais e mais.  Por causa disso, procurei mais formação na área com mini cursos na Escola de Hotelaria de Coimbra, e foi aí que tomei uma das decisões mais difíceis de 2014: Voltar a estudar!

A meio do ano, arregacei as mangas e inscrevi-me no curso de Pastelaria Avançada em Óbidos. Voltei a pegar nos livros para estudar para as provas de admissão. Fiz entrevista, fiz exames e consegui! Tive o apoio de todos os que estão à minha volta: os meus pais principalmente; o meu doce amante Pedro e todos os amigos próximos (eu adoro-vos muito).

Para este novo ano, aquilo que eu mais desejo é ter muita força para continuar o curso com serenidade, concentração e confiança em mim; Ser mais autentica; Respeitar todos os alimentos e Cozinhar sem preconceitos!

Agradeço de coração a todos os que acompanham o blog, todos os likes e comentários; todas as sugestões e todas as mensagens de carinho. Espero continuar a fazer por merecer o vosso apoio! E assim vai começar 2015! FELIZ 2º ANIVERSÁRIO! p.s. Aceito explicações de francês hihihihihih!!!!


  • 1 Lombinho de Porco (escolha um do tamanho que achar adequado para si e para a sua família)
  • Batatinhas, cenouras, e cebolas descascadas e cortadas em cubos ou gomos todos iguais
  • 1 ramo de ervas aromáticas (eu usei tomilho fresco e alecrim)
  • 1 bolbo de alho
  • Azeite qb, de boa qualidade
  • Sal
  • 1 a 2 Colheres de Sopa de Pimentão doce
  • 2dl de Vinho Branco

Num processador de alimentos, coloque metade dos alhos descascados, 2 a 3 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de pimentão doce e triture tudo. Não coloque o sal nesta etapa porque irá secar a carne. Tempere o lombo previamente (2 ou 3 horas antes, ou como a minha mãe faz, de um dia para o outro!!) com a pasta de alho.

Aqueça uma grande frigideira anti-aderente, coloque um pouco de azeite, o resto dos alhos esborrachados e o ramo de ervas. Coloque o lombinho (ou os lombinhos) de porco, tempere com sal, e vá selando-o (fritando a primeira camada de carne) a toda a volta. Refresque com o vinho branco e deixe o álcool evaporar.

Num tabuleiro de ir ao formo, coloque a carne com os sucos e tudo o que ficou na frigideira. Em volta coloque as batatinhas, cenouras e cebolas, envolvidas com o resto do pimentão doce e sal. Salpique tudo com um fio de azeite se necessário.

eve ao forno a assar a 180ºC, durante 45/60 minutos ou até os legumes estarem tenros e a carne cozinhada por dentro mas rosada.
Retire o lombinho do forno, coloque-o na tábua de corte e deixe-o repousar durante 5 minutos antes de cortar. Não se preocupe, a carne não vai arrefecer, e este processo vai ajudar a que a carne mantenha os sucos no interior e seja mais fácil fatiar.
Sirva imediatamente e acompanhe com um bom vinho!

Be Nice!