Lasanha Simples de Cogumelos
Publicado a 28 de outubro de 2014
Quantos de vocês fazem este exercício: Olhar para os ingredientes que têm no frigorifico e inventar uma receita? Eu faço isto muitas vezes, e posso dizer com toda a sinceridade que corre mal a maior parte delas :) mas no fim tenho de comer na mesma ahahaha.
Esta lasanha fugiu à regra, e para minha própria surpresa, ficou muito boa. Também não havia muito por onde falhar, os ingredientes eram simples e combinavam bem com tudo.
Se alguém quiser fazer a sua versão de lasanha ‘com o que há no frigorífico’, pode enviar-me uma foto com o resultado final e referir se correu bem ou menos bem :D Esta lasanha de cogumelos, como muitos pratos do género, fica ainda melhor no dia seguinte! - Serve 4 doses
Recheio
- 400 g de cogumelos mini-portobello
- 2 cebolas picadas
- 2 cenouras grandes raladas
- 1 pimento vermelho
- 200 g de queijo ralado (Emmental ou outro que goste)
- 500 ml de Bechamel
- 1 embalagem de Folhas de Lasanha Fresca
- sal e pimenta preta moída na hora, q.b.
Molho de tomate
- azeite para refogar (coloque o azeite quando a panela estiver quente)
- 780 g de tomate pelado e picado
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de açúcar
- oregãos seco ou manjericão fresco (a gosto)
- sal e pimenta preta moída na hora, q.b.
Lave muito bem os pimentos, retire as sementes e as partes brancas do interior. Corte-os em brunoise (cubinhos pequeninos). Corte também os cogumelos do tamanho que gosta de os sentir na comida (eu fatiei os meus).
Consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo? Espero que sim! :)
Coloque duas panelas de tamanho médio ao lume, vamos fazer o molho de tomate numa delas e refogar os cogumelos noutra. Na panela do molho de tomate, junte o azeite a cebola e o alho picado, deixe refogar até a cebola ficar translúcida (sem queimar). Depois disso junte o tomate e deixe-o cozinhar uns 10 minutos antes de o temperar com os ingredientes da lista. Assim que estiver pronto, triture com a varinha mágica e reserve.
Ao mesmo tempo, faça na outra panela um refogado com o azeite, alho e cebola até ficar translúcida. Junte o pimento e deixe cozinhar e perfumar o resto dos ingredientes. Adicione os cogumelos até estarem com uma textura amolecida. Coloque o molho de tomate neste preparado e envolva bem (não deixe o preparado muito liquido, por isso pode não ter de usar o molho todo). Deixe ferver e desligue o fogo. Junte agora a cenoura ralada e envolva.
Ligue o forno a 200ºC. Pegue num tabuleiro com 18cm x 28cm e comece a fazer as camadas. Barre o fundo do mesmo com um pouco de bechamel, coloque as folhas de lasanha no fundo seguidas de 1/3 do recheio, polvilhe com um pouco de queijo e volte a colocar o bechamel. Repita este procedimentos mais 2 vezes e finalize com queijo ralado por cima.
Leve ao forno até o queijo estar gratinado. Retire do forno e deixe descansar o tabuleiro uns minutos antes de servir (se servir de imediato, o recheio pode estar bastante liquido). É claro, no dia seguinte está ainda melhor! Bom apetite ;)
Be Nice!