Lasanha para 10 doses, ou mais!
Publicado a 2 de fevereiro de 2016
Feita com os ingredientes certos e comendo em quantidade adequada sem abusos a lasanha para mim é uma das receitas que me salva em várias situações.
Como por exemplo:
- 1- Almoços/jantates de amigos. Primeiro porque todos gostam, depois faço sempre no dia anterior e guardo já montada no frigorífico. No dia seguinte é só aquecer bem o forno e atirar lá para dentro a grande travessa até ficar bem dourada.
- Refeições prontas para 10 doses. Gosto de fazer lasanha e distribuir por várias micro travessas (como é o caso das fotos), congelar e ir usando conforme a necessidade. Dá imenso jeito ter este tipo de comida já pré-feita mas sem recorrer aos congelados de compra.
- Escolho os ingredientes que quero usar e gosto de ir variando aqui e ali para não cair na rotina de ser sempre igual. Para além de que faço sempre o molho bechamel e quando tenho tomates (mais no Verão) faço também o molho de tomate, em alguns casos faço ainda as placas de lasanha que é como quem diz fazer uma receita de massa fresca. Só boas razões para fazemos a nossa própria lasanha em casa com estas e mais mil vantagens!
Nunca sigo nenhuma receita ou seja faço sempre a olho, mas acho que consigo escrever a receita com algumas quantidades certas ou aproximadas! :)
Recheio da Lasanha
- 600 g de carne picada ou 300 g de carne picada + 300 g de cogumelos (uso carne de vaca de boa qualidade)
- 150 g de bacon em pedaços
- 3 cenouras grandes, picadas
- 1000 a 1250 ml de polpa de tomate
- 2 cebolas grandes, picadas
- 4 dentes de alho, esmagados e picados
- 1 punhado de folhas de manjericão, picado
- 1 colher de café de pimenta caiena
- 1 colher de café de paprica
- pimenta preta q.b. moída na hora
- sal q.b.
- 3 colheres de sobremesa de açúcar
- 200 g de queijo ralado
- 10 placas de lasanha aproximadamente (conforme o tamanho das placas e da travessa)
Num tacho grande faça um bom refogado com azeite, cebola e alho. Deixe fritar bem até ficar dourado, tempere com sal. Junte o bacon, as cenouras e deixe alourar antes de adicionar a carne. Frite a carne e vá mexendo tudo muito bem.
Coloque o molho de tomate, deixe cozinhar alguns minutos e rectifique os temperos, caso esteja muito ácido junte um pouco de açúcar. Antes de baixar o lume e deixar cozinhar até reduzir (uns 20 a 30min), tempere a gosto com as especiarias. Quando estiver quase pronto, polvilhe o manjericão e reserve até ser hora de usar.
Molho Bé****chamel
Amigos e amigas, por favor façam molho béchamel em casa. Em poucos minutos vão ter um molho saboroso sem conservantes e ingredientes duvidosos. Calha sempre bem! Prometo.
- 1 L de leite
- 60 g de manteiga
- 60 g de farinha
- noz moscada
Derreta a manteiga com a farinha num tacho. Mexa com a ajuda de uma vara de arames até ficar uma pasta. Deixe cozinhar a farinha 2 minutos.
Aos poucos vá juntando o leite e mexa sempre para não se agarrar. Quando começar a ficar espesso desligue o lume, tempere com noz moscada e reserve o molho numa taça limpa.
Coloque uma folha de película aderente em contacto com o molho para não ganhar capa. Enquanto arrefece vai engrossando mais. Use quando estiver frio ou morno.
Para montar a Lasanha ou Mini-Lasanhas
Esta receita dá para uma grande travessa ou para muitos mini ramequins.
Comece por fazer uma camada fina de molho béchamel; de seguida disponha as placas de massa; e por fim metade da carne. Repita mais uma vez e finalize com as placas de massa, béchamel e queijo ralado.
Leve ao forno pré-aquecido a 190º até ficar dourado ou aproximadamente 30 minutos. Retire do forno e deixe repousar 5-10 minutos antes de servir. Digam lá, nada pode correr mal :) Divirtam-se
Be Nice!