Ladyfingers e Tiramisù

Depois de 1 ano no curso de pastelaria, depois de muitos bolos, pudins, cremes, biscoitos, etc, para mim o tiramisù continua a ser a minha sobremesa preferida! As camadas de creme mascarpone, com os biscoitos embebidos em café e licor, com um toque de chocolate é a combinação vencedora entre o (meu) mundo das sobremesas.

Desta vez, resolvi também fazer os biscoitos Ladyfingers ou Palitos de Champanhe, por ser uma receita muito fácil e assim escusamos de comprar aqueles do supermercado sem romantismo nenhum.

Para os almoços e jantares de fim-de-semana com amigos, família ou com vocês mesmos, aconselho vivamente a fazerem esta sobremesa. Não vai sobrar nada!!!


Para os Ladyfingers

  • 5 ovos biológicos (à temperatura ambiente)
  • 65 g + 65 g de açúcar granulado
  • 1 c. de sobremesa de extracto de baunilha
  • 120 g de farinha com fermento
  • 1 pitada de sal
  • açúcar em pó para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 200 ºC, e prepare um tabuleiro de levar ao forno, com papel vegetal. Numa batedeira, bata as gemas com 65 g de açúcar em velocidade rápida até a mistura ficar num amarelo pálido; adicione a baunilha. Com cuidado, transfira este preparado para uma taça grande e polvilhe a farinha por cima assim como o sal, mas não mexa!

Numa taça lavada, bata as claras em castelo e adicione gradualmente o restante açúcar, até as claras ficarem bem brilhantes. Envolva delicadamente (para não perder o ar) as claras com a mistura da farinha e dos ovos.

Coloque a massa num saco pasteleiro (com um bico largo) e faça deslizar a massa em forma de “dedos” todos do mesmo tamanho (10cm aproximadamente). Polvilhe com açúcar em pó antes de levar ao forno e cozinhe por 8 minutos. Retire-os imediatamente para uma grelha de arrefecimento, com a ajuda de uma espátula (caso contrário vão agarrar ao papel).

Para o Tiramisù

1 receita de Ladyfingers
6 ovos biológicos
180 g de açúcar granulado
750 g de queijo mascarpone
2 colheres de extracto de baunilha
350 ml de café, misturando com uns bons 120 ml (ou a gosto) de Vinho Santo ou Marsala
Cacau (sem açúcar) em pó
Raspas de chocolate preto para decorar

Numa taça grande (e de preferência com a batedeira), bata as gemas e o açúcar até ficar uma mistura espumosa e leve. Adicione delicadamente o mascarpone com a baunilha ao preparado dos ovos e mexa bem.

À parte, bata as claras em castelo e por fim envolva com a mistura anterior. Numa taça rectangular larga (30cm x 20cm), coloque 2 a 3 colheres deste creme na base e espalhe; de seguida faça uma camada com os biscoitos e regue-os com a mistura de café e vinho santo.

Coloque 1/3 do creme de mascarpone; polvilhe com o cacau em pó; faça mais uma camada de biscoitos e regue novamente com café. Repita até a última camada ser o creme; polvilhe com cacau em pó e decore por fim com raspas de chocolate preto. Leve ao frigorífico pelo menos 1h antes de servir.

Be Nice, Donal Skehan!

Você Também Pode Gostar de
Ler mais

Tronco de Natal

Jingle bells, jingle bells,Jingle all the way! YEY!!! (continuar a ler em modo cantar) E agora,quem é que…
Ler mais