0
Receita

Ladyfingers e Tiramisù

21 Agosto, 2015

Depois de 1 ano no curso de pastelaria, depois de muitos bolos, pudins, cremes, biscoitos, etc, para mim o tiramisù continua a ser a minha sobremesa preferida! As camadas de creme mascarpone, com os biscoitos embebidos em café e licor, com um toque de chocolate é a combinação vencedora entre o (meu) mundo das sobremesas.

Desta vez, resolvi também fazer os biscoitos Ladyfingers ou Palitos de Champanhe, por ser uma receita muito fácil e assim escusamos de comprar aqueles do supermercado sem romantismo nenhum.

Para os almoços e jantares de fim-de-semana com amigos, família ou com vocês mesmos, aconselho vivamente a fazerem esta sobremesa. Não vai sobrar nada!!!


Para os Ladyfingers

  • 5 ovos biológicos (à temperatura ambiente)
  • 65 g + 65 g de açúcar granulado
  • 1 c. de sobremesa de extracto de baunilha
  • 120 g de farinha com fermento
  • 1 pitada de sal
  • açúcar em pó para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 200 ºC, e prepare um tabuleiro de levar ao forno, com papel vegetal. Numa batedeira, bata as gemas com 65 g de açúcar em velocidade rápida até a mistura ficar num amarelo pálido; adicione a baunilha. Com cuidado, transfira este preparado para uma taça grande e polvilhe a farinha por cima assim como o sal, mas não mexa!

Numa taça lavada, bata as claras em castelo e adicione gradualmente o restante açúcar, até as claras ficarem bem brilhantes. Envolva delicadamente (para não perder o ar) as claras com a mistura da farinha e dos ovos.

Coloque a massa num saco pasteleiro (com um bico largo) e faça deslizar a massa em forma de “dedos” todos do mesmo tamanho (10cm aproximadamente). Polvilhe com açúcar em pó antes de levar ao forno e cozinhe por 8 minutos. Retire-os imediatamente para uma grelha de arrefecimento, com a ajuda de uma espátula (caso contrário vão agarrar ao papel).

Para o Tiramisù

1 receita de Ladyfingers
6 ovos biológicos
180 g de açúcar granulado
750 g de queijo mascarpone
2 colheres de extracto de baunilha
350 ml de café, misturando com uns bons 120 ml (ou a gosto) de Vinho Santo ou Marsala
Cacau (sem açúcar) em pó
Raspas de chocolate preto para decorar

Numa taça grande (e de preferência com a batedeira), bata as gemas e o açúcar até ficar uma mistura espumosa e leve. Adicione delicadamente o mascarpone com a baunilha ao preparado dos ovos e mexa bem.

À parte, bata as claras em castelo e por fim envolva com a mistura anterior. Numa taça rectangular larga (30cm x 20cm), coloque 2 a 3 colheres deste creme na base e espalhe; de seguida faça uma camada com os biscoitos e regue-os com a mistura de café e vinho santo.

Coloque 1/3 do creme de mascarpone; polvilhe com o cacau em pó; faça mais uma camada de biscoitos e regue novamente com café. Repita até a última camada ser o creme; polvilhe com cacau em pó e decore por fim com raspas de chocolate preto. Leve ao frigorífico pelo menos 1h antes de servir.

Be Nice, Donal Skehan!