Hummingbird Cake
Publicado a 1 de janeiro de 2021
Chegámos aos 8 anos de partilhas do blog Be Nice Make a Cake, hoje dia 1 de Janeiro de 2021.
Sempre ouvi dizer que o 7º ano de uma relação é sempre um ano difícil, onde os desafios são elevados, e colocamos todas as nossas forças para que corra bem. E assim foi o nosso 7º ano de blog que calhou em 2020, o resto já sabem, não é preciso repetir e reviver o que aconteceu.
Este ano, difícil para todos, não foi diferente para mim. Comprei casa, mas chorei em quase todas etapas que acompanham a compra de casa. Sorri em todas as etapas das mudanças e por cada caixote que abria e arrumava. Escrevi e lancei um livro de pastelaria: A Sair do Forno, onde muitas receitas e fotos conseguiram ver a luz do dia passado muitos anos de estarem feitas e registadas. Também chorei em alguns momentos deste processo do livro, mas depois de ver e de o ter nas minhas mãos sorri e estou feliz com ele.
Foi lançado no dia 3 de Novembro e no dia 3 de Dezembro recebia uma mensagem da editora a dizer que ia para a 2ª edição. "Valeu a pena o esforço." Esforço esse que foi vivido em conjunto aqui com o meu companheiro de vida, o Pedro, que fez as ilustrações mais bonitas de culinária para o meu livro, aturou o meu mau humor, aconselhou-me nas minhas dúvidas, alertou-me para os meus erros e que fica feliz pelas minhas vitórias.
Por ele, e para comemorar o 8º ano da minha relação com o blog, publico um dos bolos preferidos do Pedro, o Hummingbird Cake. Este bolo de origem jamaicana é uma bomba de sabores! Uma conjugação perfeita entre os aromas quentes como a canela, banana e baunilha, em contraste com os sabores mais frescos como a lima e o ananás.
Vamos lá então abrir o champanhe e comer este bolo.
Que o novo ano venha cheio de saúde para todos. Be Nice e Obrigada por tudo!
Para o bolo
- 1 ovo M
- 1 colher de sobremesa de pasta de baunilha
- 55 g de açúcar amarelo
- 160 g de açúcar granulado
- 100 g de azeite
- 170 g de farinha t55 sem fermento
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
- 200 g de ananás em cubinhos e escorrido
- 1 banana madura e esmagada
- 40 g de nozes pecan picadas + extra para decoração
Ligue o forno a 180ºC.
Coloque o ovo, a baunilha e os dois tipos de açúcar na taça da batedeira e bata com a vara de arames. Adicione o azeite e volte a bater só até incorporar. Adicione a farinha, o fermento, a canela e envolva. Envolva também com a ajuda de uma colher de pau, o ananás, a banana e as nozes.
Prepare uma forma de 18 cm de diâmetro com desmoldante e papel vegetal na base. Verta o preparado da massa do bolo e leve a cozer durante 50 minutos ou faça ou teste do palito até sair limpo.
Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer completamente antes de colocar a cobertura. Pode fazer a massa no dia antes e deixar arrefecer durante toda a noite.
Para a cobertura
- 80 g de manteiga amolecida
- 200 g de queijo creme
- 140 g de açúcar em pó
- raspa de 1 lima
Coloque a manteiga na batedeira e bata com a ajuda da pá/raquete. Adicione os restantes ingredientes e bata até estar tudo envolvido. Espalhe por cima do bolo.
Coloque nozes pecan na decoração e a raspa de lima. Sirva com champanhe para celebrar o novo ano de 2021.