0
Receita

Hambúrgueres de Abóbora Manteiga, Quinoa e Nozes!

22 Outubro, 2014

Eu gosto de hambúrgueres! Gosto da sensação de agarrar com as duas mãos um pãozinho redondo e fofinho, recheado com um hambúrguer e dar grandes dentadas!

Mas há que ter atenção a esses hambúrgueres produzidos industrialmente! Ultimamente, e como tenho tido algumas aulas que chamam atenção para este facto, ando um bocado paranóica a ler os rótulos e a ver a origem dos produtos, especialmente quando aparecem no mercado com grandes descontos! É de desconfiar!

Aquilo que eu costumo fazer é procurar ingredientes de confiança sejam eles vegetais, carnes, peixes, massas, frutas ou até mesmo os chocolates. Aquilo que é barato, é por alguma razão!  Assim, e como desta vez não fui buscar carne da boa a casa dos meus pais, tive mesmo de fazer um hambúrguer um pouco diferente, mas que na minha opinião não fica nada atrás!

Para quem não tem medo de experimentar hambúrgueres diferentes, podem também ver estes de Aveia e Nozes; Quinoa e Couve-Flôr; Cogumelos e Aveia e Batata Doce e Quinoa. – Faz 10 a 12 unidades.


  • ½ de uma abóbora manteiga, cortada em meias-luas
  • ¼ de chávena de quinoa crua
  • 1 cebola picada
  • 3 ou 4 dentes de alho
  • 1 chávena de nozes picadas
  • 1 pitada de pimenta cayenne
  • sal e pimenta preta moída na hora, q.b.
  • 1 chávena de migalhas de pão (opcinal)

Ligue o forno a 180.C para ir aquecendo. Coloque a abóbora num tabuleiro largo e baixo, tempere com sal, pimenta preta e um fio de azeite. Embrulhe os alhos num pedacinho de papel vegetal, e coloque junto com a abóbora. Leve ao forno até estarem ambos cozinhados/tenros. Depois disso tire a casca da abóbora e dos alhos, e esmague tudo com a ajuda de um garfo.

À parte faça um refogado com a cebola, e um fio de azeite. Deixe cozinhar até ficar translucida (sem queimar). Reserve.
Enquanto isso coza a quinoa, segundo as indicações do pacote.  Coloque todos os preparados (excepto a quinoa) num processador de alimentos e pique até ficarem com uma consistência homogénea. Eu gosto de deixar alguns pedacinhos mais inteiros. Envolva a quinoa e se achar que é necessário para formar mais liga, junte também as migalhas de pão (ou pão ralado).

Se for do seu gosto, junte uma pitada de pimenta cayenne e rectifique o resto dos temperos.  Depois desta pasta estar fria, molde 10 a 12 hambúrgueres, coloque-os numa travessa e leve-os ao frigorífico para ajudar a manter a forma, antes de cozinhar.

Pode cozinha-los numa frigideira anti-aderente (muito cuidado ao manobra-los), ou então cozinhe-os no forno a 180.C, como eu fiz (achei mais fácil assim). Sirva com estes pãozinho maravilhoso.  O resto do recheio fica à sua escolha, mas umas folhinhas de alface ou rúcula, fica sempre bem.

Be Nice, adaptado de The Fig Tree!