0
Receita

Folhado de Carnes com Pimento e Tomate Assado

22 Março, 2015

Estava a fazer esta receita, do novo livro do Jamie Oliver, em que ele a intitula de ‘folhado’ e comentava com o meu sócio que me recusava a chamar a isto um folhado pela forma como ele ensina a fazê-la…

Então eu, que tenho vindo a aprender no Curso de Pastelaria, a dar as voltas à massa, a barrar a manteiga (e em alguns casos a banha de porco) e a ter sempre um rectângulo bem formado, alguma vez imaginava que afinal o raio da massa acabaria mesmo por folhar!?!?!

Por esse motivo, sugiro chamar a isto ‘Massa Folhada para Pessoas que se Recusam a tentar fazer com o Método Tradicional e vão sempre adiando fazer a Própria Massa Folhada em Casa, estando dessa forma a perder Completamente todo o Sabor e Textura de uma Boa Massa!’.

Tenho pena de não ter tido sobras da massa, porque se assim fosse ia também testa-la em forma de croissants! Mas parece-me que entretanto volto a repetir só para tirar a dúvida! Se assim for, os vossos pequeno-almoços de Domingo (aos outros dias é para comer coisas menos demoníacas), vão ter outro charme, com croissants fresquinhos a saírem do forno!


Recheio

  • 2 cebolas descascadas e picadas
  • 500 g de carne picada (pode ser porco ou vaca, eu usei frango e uma alheira)
  • 1 punhado de pimento vermelho assado
  • 1 colher de sopa de pimentão doce
  • sal e pimenta preta q.b.
  • 1 ovo grande
  • 1 colher de sopa de sementes de sésamo brancas ou pretas
  • tomates em cacho
  • 1 pimentos vermelho^
  • sal e açúcar q.b.

Massa Folhada (a tal que é extra rápida e fácil)

  • 330 g de farinha sem fermento, mais alguma para polvilhar
  • 150 g de manteiga fria e sem sal
  • 150 ml de água gelada
  • sal q.b.

Comece por fazer a massa folhada, para isso, coloque a farinha e o sal numa tigela grande. Corte a manteiga em cubos muito pequenos e envolva na farinha. Com uma faca vá picando os cubos até ficarem pedacinhos. Junte a água gelada e continue a picar. Quando estiver tudo mais envolvido, termine a massa amassado agora com as mãos até a farinha ficar toda absorvida. Não amasse em demasiado.

Envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante 1 hora.

Entretanto, pré-aqueça o forno a 200ºC. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, coloque os tomates lavados inteiros e o pimento vermelho. Tempere o pimento com sal e os tomates com sal e um pouco de açúcar. Leve a assar no forno até estarem moles. (Eu fiz isto na noite anterior.)

Ao mesmo tempo, avance com o recheio. Numa frigideira anti-aderente bem quente, coloque um pouco de azeite e leve a cebola a refogar durante uns 5 minutos. Adicione o pimento assado picado, e tempere com um pouco de sal e pimentão doce. Coloque as carnes picadas na frigideira para as cozinhar levemente antes de levar ao forno. Envolva tudo muito bem e tempere a gosto. Reserve numa taça e deixe arrefecer completamente antes de rechear a massa folhada.

Retire a massa do frio, e coloque-a numa superfície enfarinhada. Gentilmente vá dando forma de um rectângulo com o rolo da massa, com cerca de 20cm x 40cm, e transfira-a para um tabuleiro com as mesmas dimensões, forrado com papel vegetal. Coloque a carne já fria, no centro e dê a forma de salsicha gigante.

Bata o ovo e pincele toda a massa exposta, dobre a massa sobre a carne cobrindo-a. Com a ajuda de um garfo una a massa e pincele com o resto do ovo batido. Polvilhe com sementes de sésamo e leve ao forno até estar bem dourado. Sirva com o tomate assado e uma salada de agrião!

Be Nice!