0
Destaque Receita

Fogaça de Alcochete

17 Outubro, 2019

O post de hoje é sobre a Fogaça de Alcochete que eu tive o prazer de descobrir recentemente. Confesso que só conhecia as Fogaças de Santa Maria da Feira e não imaginava que haviam outras em outras cidades. Estamos sempre a aprender.

Então para quem não conhece a Fogaça de Santa Maria da Feira tem uma massa fofa e alta, similar a uma massa brioche. É moldada em forma de coroa, e pouco doce. Esta Fogaça de Alcochete tem uma massa densa como uma broa de milho, tem uma forma arredonda rústica é muito aromática e doce.

Quem adorou provar a original na Padaria Popular foi o meu sócio, que adora essas massas densas e meio encruadas (é fã número 1 de brownies). E por essa razão lá fui eu para a cozinha fazer estas broinhas amorosas.

Espero que experimentem fazer pois é muito fácil!!! Depois partilhem o resultado para eu ver!


  • 260 g de farinha de trigo t55 sem fermento
  • 2 colheres de sobremesa de canela em pó (ou coloque a gosto)
  • 175 g de açúcar amarelo
  • raspa de 1 limão
  • raspa de 1 laranja
  • 80 g de manteiga à temperatura ambiente
  • 60 ml de leite (eu usei leite de coco)
  • 1 gema de ovo para pincelar

Na taça da batedeira coloque todos os ingredientes excepto a gema. Comece a amassar (com o gancho de amassar pão) até estar tudo ligeiramente unido. Retire a massa da taça e finalize na bancada até a massa estar lisa e toda homogénea (amassei apenas 1 ou 2 minutos). Deixe a massa repousar 10 minutos.

Entretanto ligue o forno a 200ºC para pré-aquecer. Prepare um tabuleiro com papel vegetal.

Molde duas bolinhas com a massa, coloque-as no tabuleiro e achate-as ligeiramente. Pincele com a gema de ovo e leve ao forno entre 20 a 40 minutos. Nas fotos em cima é possível ver o interior das fogaças consoante o tempo de cozedura, por isso façam ao vosso gosto.

Deixe arrefecer antes de comer. Ok, podem comer mornas e acompanhadas por um café.

Acho que para a próxima vou cozer durante 30 minutos 🙂 Façam as vossas fogaças aí em casa e Be Nice!