0
Receita

Focaccia com Alecrim!

8 Julho, 2015

Pessoal! Alguém me pode explicar onde é que eu andei para nunca ter feito focaccia????????? Estou de rastos! Uma coisa tão simples e fácil, assim como muito fofa e deliciosa, e eu aqui a olha para antes-d’ontem…

Bom, lá diz o ditado, vale mais tarde do que nunca e assim sendo arregacei as mangas, (neste caso não arregacei nada porque está um calor digno de usar só roupinhas minúsculas) e lá fui eu amassar a focaccia.

Quem tiver uma batedeira com gancho para amassar pão, por favor usem-na, como eu. Para finalizar optei por dar umas pancadinhas na bancada da cozinha e ficou um espectáculo! Espéctáááááculo!

Podem fazer esta receita num tabuleiro mais largo de forma à focaccia ficar mais fina e por sua vez mais estaladiça.  Eu fiz assim mais alta para usa-la noutra receita que vai sair ainda esta semana 😉 é isso mesmo, hoje é apenas a Parte I – O inicio! Váh ok, posso adiantar que é para preparar umas sandwiches das boas.


  • 500 g de Farinha T55 (sem fermento)
  • 10 g de sal
  • 10 g de fermento seco de padeiro (à venda em pacotes com saquetas individuais)
  • 40 ml de azeite (mais algum para finalizar)
  • 360 ml de água fria
  • Sal marinho para finalizar
  • Alecrim fresco para polvilhar

Coloque a farinha numa taça grande, ou na taça da batedeira se a usar. De um lado da taça junte o sal e do outro lado coloque o fermento seco. Adicione o azeite e ¾ da água!

Ligue a batedeira e vá adicionando o resto da água à medida que a farinha vai sendo absorvida (pode não ter de juntar toda a água, ou pode ter de juntar mais), o que pretendemos na massa é que fique elástica e leve Amasse na batedeira durante 5 minutos, até a massa começar a forma uma textura lisa; e mais 5 minutos na bancada (evite polvilhar mais farinha).

Depois disso, unte um tabuleiro com um pouco de azeite, e com cuidado transfira a massa para ele. Tape-a com película aderente e deixe a massa dobrar de volume – 1hora, num ambiente morno e sem correntes de ar.

Prepare outro tabuleiro rectangular com papel vegetal, unte-o com azeite e com cuidado transfira a massa para este último. A ideia é manter o máximo de ar possível dentro da massa, por isso usamos tabuleiros já mais ou menos com a medida final que queremos.  Estique a massa delicadamente até ocupar o total do tabuleiro e tape novamente com película aderente até duplicar de volume.

Entretanto pré-aquela o forno a 220.C. Quando a massa estiver pronta, pincele generosamente com azeite e com ajuda dos dedos pressione delicadamente para fazer os vários buraquinhos como na foto 2. Polvilhe com sal e com alecrim picado; leve a cozer até estar dourarinho por cima (à volta de 25/30 minutos).

Deixe arrefecer 10 minuto na forma, e depois retire a focaccia para cima de uma grelha de arrefecimento. Enquanto estiver quente, ainda está a cozer por dentro, por isso, corte apenas quando arrefecer completamente.

Be Nice! * Paul Hollywood, How to Bake.