Devonshire Splits
Publicado a 5 de março de 2016
Para além dos jantares e almoços de fim-de-semana, uma das coisas que eu mais gosto de fazer é preparar a mesa para o café ou chá a meio da tarde. Isso implica muitas vezes ter alguma loiça para lavar no fim de tudo ahahahaha, e outro tanto para arrumar, mas por isso mesmo deixo a mesa assim colocada durante o resto do dia, “pode ser que apareça mais alguém”.
Se fazem parte do grupo “vamos desarrumar toda a loiça possível para colocar na mesa durante umas horas”, façam também estas Bolinhas Doces de seu nome chic Devonshire Splits, que no fundo acabam por ser bolinhas de pão doce recheadas com chatilly e compota. - Faz 8 unidades
Para a Massa
- 330 g farinha T55
- 1 pitada de sal
- 30 g de açúcar
- 8 g de fermento granulado
- 25 g de manteiga à temperatura ambiente
- 80 ml de leite
- 80 ml de água
Numa taça grande, coloquem a farinha com o sal e açúcar de um lado, e o fermento do outro lado. Adicione a manteiga o leite e ¾ de água. Vá amassando bem (pode ser na batedeira com o gancho), e pouco a pouco vá juntando o resto da água até toda a farinha estar absorvida e a massa ficar pegajosa (pode não ter de usar toda a água).
Amasse bem durante 5 minutos até a massa deixar de estar pegajosa e ficar lisa. Coloque numa taça untada com azeite e tape bem com película aderente. Deixe repousar num ambiente quente durante 1 hora ou até duplicar de volume.
Retire a massa para uma bancada polvilhada com farinha, dobre-a sobre ela própria para retirar o ar. Divida a massa em 8 peças todas com o mesmo peso. Enrole cada porção até ficar bem redondinho e vá colocando em tabuleiros revestidos com papel vegetal, separados entre si.
Coloque as bolinhas a levedarem num ambiente quente durante 40 minutos ou até terem duplicado de tamanho. Leve a cozer em forno quente a 220ºC durante 20 minutos ou até estarem dourados. Deixe arrefecer completamente antes de cortar e rechear.
Para o recheio
- 200 g de natas frias
- 1 vagem de baunilha, só as sementes
- açúcar em pó q.b.
- Compota de frutos vermelhos (opcional)
Com as natas bem frias, coloque-as na taça da batedeira e bata bem até ficarem firmes. Junte pouco a pouco o açúcar em pó (eu juntei 4 colheres de sopa, mas o meu sócio queixou-se do sabor pouco doce). Raspe as sementes da vagem de baunilha e misture.
Faça um corte nos “pãezinhos” e coloque o recheio com a ajuda de um saco pasteleiro. Se gostar junte também a compota. Sirva e consuma no mesmo dia.
Be Nice! Paul Hollywood, British Baking