0
Destaque Receita

Crostata alla Marmellata

28 Agosto, 2018

Tinha esta receita na lista para fazer há mais de um ano, data em que fomos a Roma passear muito e comer ainda mais.

Apesar de todos os aspectos negativos da cidade, eu adorei Roma. As ruas com aquele tom laranja terra, esguias, com calçada, labirinticas, pisadas por tantos visitantes e ocasionalmente semi-degradadas são um cenário maravilhoso. Fizemos muitas dezenas de quilómetros pelas ruas de Roma, a lista de coisas que queríamos ver era muito longa e para isso tivemos mesmo de fazer quase tudo a pé. O Metro só funciona na periferia da cidade, é impossível fazerem escavações para que passe pelo centro, pois qualquer pedra é considerada uma antiguidade e não se podem destruir.

Comemos os melhores gelados, as melhores pizzas e as melhores massas (bastantes al dente). Visitámos uma pastelaria com imensos biscoitos artesanais e claro Crostatas. Toda ela muito rústica, despreocupada e linda! Este tipo de tartes com compota, as Crostatas estão por todo o lado nas montras, umas grandes outras em tamanho individual, redondas e quadradas. O difícil é escolher e o difícil é voltar das férias.

A todos os que voltam das férias, fica aqui uma receita cheia de saudades de Roma.


  • 165g de manteiga à temperatura ambiente
  • 130g de açúcar granulado
  • 1 ovo M
  • 350g de farinha de trigo T55 sem fermento
  • 1 colher de café de fermento em pó
  • raspa de limão, laranja ou baunilha para aromatizar (opcional)
  • 500g de compota, eu usei de pêssego

Bata a manteiga com o açúcar na batedeira e com a ajuda da raquete. Quando ficar cremoso adicione o ovo e bata até ficar homogéneo.
Envolva com espátula a farinha, o fermento e os aromáticos se usar. Transfira para a bancada e amasse ligeiramente até ficar misturado, não amasse em demasiado. Divida a massa em duas partes, sendo que uma deve ser ligeiramente maior do que a outra. Envolva em película aderente e coloque no frigorífico durante 2 horas antes de usa.
Numa bancada de mármore bem enfarinhada, abra a parte de massa maior com 4 mm de espessura. Transfira a massa para cima da tarteira, pressione bem e retire os excessos. É possível que esteja quebradiça e que não fique perfeita, mas não se preocupe, forre o melhor que conseguir e faça os remendos que tiver de fazer. Pique o fundo com um garfo, espalhe a compota e leve ao frigorífico.

Enquanto isso, abra a outra parte de massa e corte em tiras. Com cuidado coloque as tiras em cima da compota com o desing que escolher, pode separar mais as tiras, fazer um padrão regular ou irregular como o meu. Leve novamente ao frigorífico enquanto o forno fica quente.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coza a tarte durante 40 a 50 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar e servir.

Be Nice, adaptado daqui.